27/11/2025 18h00 - Atualizado em 27/11/2025 18h27

Espírito Santo participa da 3ª Oficina de Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) no Rio de Janeiro

O Espírito Santo participou da 3ª Oficina de Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) com foco no Domínio de Informação e Informática, que aconteceu nesta semana, no Rio de Janeiro. A equipe capixaba teve atividades práticas sobre a jornada dos dados e seu uso qualificado, além de compartilhar experiência como estado piloto da RNDS.

A equipe capixaba foi composta pelos analistas de sistemas da Gerência de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde, Luciane Marinho e Guilherme Otto Barloesius Pimentel, além dos pesquisadores do Programa de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde (ProtiCSUS) do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Esaú Wendler e Tiago Assunção.

O evento aconteceu na terça-feira (25) e quarta-feira (26). O objetivo foi aprofundar o entendimento técnico e prático dos estados sobre infraestrutura, arquitetura, segurança, padrões de interoperabilidade e uso qualificado dos dados em saúde, essenciais para a implantação e funcionamento da RNDS.

A federalização da RNDS tem por objetivo garantir o acesso integral, ágil e descentralizado a seus dados pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, de forma a promover a transição e continuidade do cuidado ao cidadão.

“Já enviamos os nossos dados estaduais para o Ministério da Saúde. Estamos na fase de receber esses dados de volta padronizados para o enriquecimento dos bases de dados, o que vai permitir gerar uma informação qualificada para os gestores da saúde, profissionais e para a população em geral”, explicou Luciane Marinho.

Iniciada em abril de 2024, a RNDS é o pilar do Programa SUS Digital. A fase inicial foi conduzida com oito estados-piloto:  Espírito Santo, Ceará, Goiás, Piauí, Santa Catarina, Tocantins, Pernambuco e Bahia. Atualmente, a RNDS está em implantação nos outros 19 estados. O próximo encontro do projeto está previsto para fevereiro de 2026. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard