07/02/2022 17h53 - Atualizado em 07/02/2022 18h29

Estado amplia pontos de testagem para detecção da Covid-19 na Grande Vitória

Com o objetivo de ampliar o acesso à testagem de Covid-19 e facilitar o diagnóstico da doença, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), disponibilizará, já nesta semana, mais dois pontos de coleta, nos municípios de Cariacica e da Serra.

A partir desta terça-feira (08), os moradores de Cariacica poderão realizar o exame no Fórum do município, localizado no bairro Alto Lage, de segunda a sexta-feira. No local, estará estacionada a unidade móvel que atualmente encontra-se no Parque Moscoso, em Vitória. Os atendimentos serão das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h, com exceção do primeiro dia da ação, quando a testagem terá início às 10h.

Ainda na terça-feira, uma outra unidade de testagem será instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede. O horário de funcionamento no local será o mesmo de Cariacica. A medida tem como objetivo garantir maior fluxo de testagem no Estado, além de garantir proximidade e facilidade aos cidadãos.

Em cada um dos novos pontos estratégicos, serão disponibilizados diariamente uma média de 140 vagas, que devem ser agendadas por meio do site www.saude.es.gov.br/agendamento. Inicialmente, a testagem será realizada até o dia 18 de fevereiro, sendo que o prazo pode ser estendido posteriormente.

A ação é mais uma parceria da Secretaria da Saúde (Sesa) com Unimed Vitória e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)/Sesi-ES.

Número de testes no Estado

Até esta segunda-feira (07), o Espírito Santo tem em estoque 931.000 testes de antígeno para Covid-19. Apenas em 2022, o Governo do Estado já distribuiu aproximadamente 800 mil exames aos municípios capixabas, sendo encaminhados de acordo com a solicitação e necessidade de cada local.

Início da testagem na Universidade de Vila Velha (UVV)

No próximo dia 14 de fevereiro terá início na Universidade de Vila Velha (UVV) a testagem de antígeno para detecção da doença. O atendimento será realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

O teste será disponibilizado por agendamento on-line para o público externo e livre demanda aos professores e alunos do local, sendo que a organização é de responsabilidade da instituição.  

A previsão é de que sejam disponibilizados 400 testes por dia, com 300 destinados ao agendamento e 100 aos servidores e alunos.

O gerente da Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Cardoso, explica que o Governo do Estado realiza constantes reuniões com instituições privadas para que os pontos de testagem sejam ampliados a cada dia, possibilitando o diagnóstico da doença de forma precoce.

“O nosso objetivo central é garantir que os cidadãos tenham cada vez mais acesso aos testes de Covid-19 em diversos pontos do Estado. Em parceria com as instituições privadas e municípios, conseguimos disponibilizar maior número de exames em horários e locais diversos”, ressaltou.

A ação será realizada na Universidade por 30 dias e pode ser estendida posteriormente.

Onde testar

O Governo do Estado vem trabalhando para ampliar a oferta de testagem contra a Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos 78 municípios capixabas. O cidadão pode identificar os mais de 800 pontos ofertados na aba “testagem”, no site www.vacinaeconfia.es.gov.br.

Pelo Estado, o cidadão pode acompanhar informações sobre dias e horários dos locais que realizam testagem mediante prévio agendamento, por meio do site https://agendamento.saude.es.gov.br/:

- Hospital Jayme Santos Neves (HJSN): de segunda a segunda, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. Somente teste de antígeno.

- Aeroporto de Vitória: de segunda a segunda, 24h por dia. Testagem apenas por agendamento e para pessoas que desembarcam. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. Também é realizado RT-PCR àqueles que necessitam desse tipo de exame por questões específicas, como viagens ao exterior, eventos, comprovação em locais de trabalho, entre outros.

- Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa): de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13 às 15h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes): de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus de Goiabeiras: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba): de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Hospital Estadual Central (HEC): de segunda a segunda, das 13h às 18h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS): de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Faculdade Multivix, no Campus de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Rodoviária de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Parque Moscoso: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Somente teste de antígeno.

- Rodoviária de Colatina: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h; na sexta-feira das 8h às 12h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard