02/05/2022 17h55

Estado registra mais de 46 mil doses aplicadas durante o dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo

Foto: Agência Brasil

O Espírito Santo registrou 46.071 doses aplicadas durante todo o Dia D de vacinação, no sábado (30). Os dados, já conclusivos, são da Plataforma Vacina e Confia e são referentes às campanhas de vacinação contra a Influenza e também contra o Sarampo. Ao todo, foram 29.111 doses aplicadas para Influenza e 16.960 doses para Sarampo.

Além disso, com a excelente adesão da população capixaba ao dia de mobilização social, as unidades e pontos de vacinação aproveitaram também para ofertar demais vacinas previstas no calendário de vacinação, tendo o registro de 15.462 doses da Covid-19 aplicadas e mais 3.036 doses de rotina.

“O dia D foi muito importante para, juntamente com os municípios, divulgarmos as Campanhas e mobilizarmos a população-alvo para a vacinação. Tivemos um grande movimento nos serviços de imunização no sábado e, para além das doses de Campanha, aproveitamos a oportunidade de também ofertar em vários pontos outras vacinas importantes do Calendário de Vacinação”, comemorou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.

Puderam ser imunizados para campanha de vacinação contra a Influenza trabalhadores da saúde, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas. E para a campanha contra o Sarampo, foram imunizados trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos.


Início da segunda etapa para Campanha de Influenza

Teve início, nesta segunda-feira (02), a segunda fase da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com a ampliação de mais 11 grupos prioritários a receber as doses.

São eles: povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores Portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

De acordo com Danielle Grillo, as doses foram encaminhadas às regionais de saúde para distribuição. Ela disse ainda que os municípios ficarão responsáveis pelas ações. A coordenadora também lembrou que a população-alvo da primeira fase que ainda não compareceu aos pontos de vacinação, poderá fazê-lo até o final da campanha, previsto para 03 de junho.

 

Cobertura vacinal Influenza

Para a campanha de vacinação contra a Influenza, o Ministério da Saúde determina a meta de cobertura vacinal de 90% para os seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Até esta segunda-feira (02), a cobertura vacinal, segundo dados do Vacina e Confia ES, é de 40,91% para idosos; e 30,96% para trabalhadores da saúde. Em relação às crianças, gestantes e puérperas, como a vacinação foi iniciada recentemente, ainda não há dados suficientes para cálculo de cobertura.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard