20/12/2022 09h00 - Atualizado em 20/12/2022 18h19

‘Eternizando o Momento’: Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza ensaio fotográfico especial

A paciente Joice Coelho, de 34 anos, foi contemplada pelo projeto “Eternizando o Momento” e ganhou do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, um ensaio fotográfico gestacional. O amor pela profissão e o orgulho de trabalhar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) deram o toque especial ao ensaio. 

“Eu amo o que faço e estou sentindo muita falta de vestir esse macacão. Sei que o momento é de me preparar para receber meu filho e estou fazendo, mas quero aproveitar e ter essa lembrança. Quero mostrar a ele que ele veste esse macacão desde quando estava no meu ventre”, disse a mãe orgulhosa Joice Coelho, enfermeira do SAMU 192. 

A família inteira participou do ensaio fotográfico: esposo, o filho e a sogra. Eles vieram de Itarana, na região central serrana do Espírito Santo, e participaram ativamente do momento. O esposo, que é motorista de ambulância do SAMU 192, vestiu o uniforme e o filho mais velho, Kayque, também não ficou de fora, ganhou um look completo. 

A ideia do ensaio já estava pronta, entretanto, devido a uma intercorrência e visando à segurança da mamãe e do bebê, os planos mudaram e as fotos foram realizadas na unidade hospitalar. 

“Nosso ensaio estava marcado para quando eu completasse oito meses e já tivesse esse barrigão para mostrar nas fotos, mas precisei ser internada com urgência na tentativa de segurar por mais um tempo meu bebê. Ele ainda era muito pequeninho e precisaria de UTIN se nascesse na época”, completou Joice Coelho.

 

Internação e nascimento 

Joice Coelho foi internada na Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme em 26 de outubro, com apenas 27 semanas de gestação, por conta de bolsa rota, ou amniorrexe prematura, uma ruptura espontânea da bolsa amniótica. 

“A bolsa rota pode ser uma séria complicação da gravidez, se a gestante ainda não completou 34 semanas, como era o caso da Joice. Por isso, decidimos por interná-la para que fosse acompanhada o tempo inteiro por uma equipe multidisciplinar, a fim de tentar prolongar a gestação até que o bebê tivesse condições de nascer bem e, se possível, sem precisar de cuidados intensivos neonatais (UTIN)”, explicou a coordenadora médica da Maternidade de Alto Risco do Hospital Dr. Jayme, Rosangela Maldonado. 

Depois de 46 dias internada, a tão sonhada espera acabou. Kallebre nasceu dia 13 de dezembro, pesando dois quilos e duzentos e cinquenta grama e precisou ficar algumas horas em observação na UTIN. O bom estado geral permaneceu e o menino recebeu alta para enfermaria, ao lado da mãe.

Nesta terça-feira (20), a família volta para casa, em Itarana. A alta hospitalar poucos dias antes do Natal é uma vitória para Joice Coelho. 

“Estou tão feliz, tão realizada! Só posso agradecer o cuidado e o carinho que recebi dessa equipe durante todos esses dias. O nosso Natal será de luz, de vida. Obrigada!”, disse Joice Coelho.

 

“Eternizando o Momento” 

O projeto “Eternizando o Momento” atende gestantes que vivenciam uma internação de alto risco prolongada. Com a equipe médica e de enfermagem, a psicologia analisa as pacientes que contemplam os critérios do projeto e, por meio do suporte da Assessoria de Imprensa da instituição, realiza o ensaio fotográfico para as mães no próprio hospital. 

"Entre as inúmeras alterações biológicas, psicológicas e sociais que a gestação desencadeia, o acréscimo da gestação de risco demanda uma reestruturação entre o desencontro do que era esperado e do que está acontecendo. 

Percebemos muitas falas de pacientes expressando as expectativas idealizadas para um registro fotográfico, por isso, ofertamos um momento de fortalecimento emocional nessa fase, impactando positivamente na qualidade da vivência gestacional durante a internação e o investimento materno no bebê, por meio do ensaio fotográfico", explicou a psicóloga Geiziane Menezes. 

Segurança: a paciente estava em ambiente aberto, com distanciamento adequado para a fotógrafa. A equipe seguiu todos os cuidados sanitários.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 3331-7552 / 99274-5245

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard