01/12/2023 15h03 - Atualizado em 01/12/2023 15h38

Experiências exitosas na Atenção Primária à Saúde são apresentadas em Mostra no Sul do Estado

A II Mostra de Experiências Exitosas da Atenção Primária à Saúde (APS) da Região Sul do Espírito Santo, que ocorreu na última sexta-feira (24), reuniu 25 trabalhos sobre ações desenvolvidas em 12 municípios em parceria com o Governo do Estado. O objetivo é otimizar os serviços ofertados na Atenção Primária e nas Redes de Atenção em Saúde e, assim, qualificar e humanizar ainda mais o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.

O evento foi promovido pela Superintendência Regional Sul de Saúde, da Secretaria da Saúde (Sesa), e aconteceu na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. A realização da mostra foi uma parceria da Atenção Primária à Saúde (APS) com as Redes de Atenção em Saúde e o Projeto do Apoio Institucional, programas mantidos pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), ligado ao Governo do Estado.

Todos os 26 municípios que compõem a região sul de saúde participaram do evento e a metade deles apresentou suas experiências bem-sucedidas. Anchieta, Atílio Vivácqua, Divino de São Lourenço, Iconha, Iúna, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Presidente Kennedy, São José do Calçado, Rio Novo do Sul e Vargem Alta demonstraram suas ações mais significativas e puderam inspirar outras cidades.

Os temas apresentados visam à priorização da qualidade do acesso e acolhimento da população, conforme preconizado pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), e vão desde a importância da atividade física ao uso do consultório odontológico portátil na assistência domiciliar.

O reconhecimento da importância das trocas que aconteceram durante a II Mostra de Experiências Exitosas da APS da Região Sul foi destacado por várias autoridades da área de saúde pública dos âmbitos federal, estadual e regional. “São experiências totalmente significativas, que levam saúde de qualidade, cada vez mais humanizada, para a nossa população. Como sempre digo, com um SUS forte, os municípios são capazes de sair na frente”, salientou o superintendente da Regional Sul de Saúde, Márcio Clayton da Silva.

A chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri) da Sesa, Maria Angelica Callegario Vieira, frisou que os municípios participantes tornam-se referência para outros. “É riquíssimo para os municípios compartilharem experiências que podem ser levadas para outros municípios e adequadas conforme cada realidade”, afirmou, destacando o trabalho realizado em conjunto, nos municípios, pelos apoiadores institucionais do ICEPi e a APS estadual.

Já a coordenadora do Apoio Institucional do ICEPi, Manuella Riquieri, enfatizou a parceria entre o instituto e a Superintendência. “A realização desta mostra se entrelaça com a história do projeto na Regional Sul. Esta é, portanto, a nossa primeira experiência exitosa, que culmina em um evento como este. Um momento para reconhecermos o comprometimento dos municípios, no dia a dia, em suas políticas locais de saúde”, disse.

Para a coordenadora regional da Atenção Primária à Saúde na região Sul, Mayara Sader, o objetivo do evento é dar visibilidade ao trabalho realizado pelos municípios e compartilhar as experiências exitosas, contribuindo para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. “Esse trabalho é fruto da capacidade técnica de profissionais comprometidos, que atuam em nossos municípios e se empenham diariamente em entregar um Sistema Único de Saúde cada vez melhor para a população”, destacou.

A atuação da equipe de apoiadores foi valorizada, também, pelo analista de APS e assessor técnico do Gabinete da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, José Maria Justo. “Com a chegada dos apoiadores institucionais, numa ótica mais técnica, foi possível desenvolver estratégias e apresentar resultados que impactam a vida das pessoas”, ressaltou.

A diretora da Atenção Primária em Saúde do município de Iúna, Ariádia Provetti, avalia o evento como enriquecedor do ponto de vista da gestão: “Conhecemos outros trabalhos que agregam ao que já fazemos em nosso município, assim, surgem novas ideias e projetos de acordo com a nossa realidade. Por mais que sejam poucos quilômetros que separam os municípios, o dia a dia da gestão nos impede de olhar para nossos colegas vizinhos com intuito de aprender e partilhar conhecimento, que é o ponto principal da mostra, a meu ver”, comentou.

O ICEPi atua na ponta do SUS capixaba por meio do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), no qual está inserido o Projeto de Apoio Institucional, que nada mais é do que uma estratégia de gestão compartilhada entre Estado e municípios com a finalidade de apoiar e qualificar os processos de trabalho.

Também faz parte do Qualifica-APS, o Componente de Provimento e Fixação de Profissionais para as Equipes Multiprofissionais Ampliadas cujo objetivo é ampliar a atuação das equipes de Atenção Primária. Além de garantir o acesso à saúde e qualificar a assistência por meio de práticas colaborativas e do trabalho em equipe, ajuda a operacionalizar o trabalho a partir da educação interprofissional.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br