Exposição fotográfica registra ações de humanização no Hospital Dr. Jayme
.jpg?v=638734218184987050)
“Caminhos da humanização”. Este foi o nome escolhido para a exposição fotográfica que está encantando a todos no corredor principal do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Quem passa por lá pode admirar de perto as fotografias expostas. É que este mês a unidade completa sete anos de funcionamento e para comemorar a data, o Grupo Técnico de Humanização (GTH) do hospital preparou esta ação para evidenciar diversas ações de humanização que se fizeram presentes ao longo deste período.
Um atendimento diferenciado, uma assistência mais cuidadosa, amorosa, um gesto de carinho, de compaixão e muita humanização. As fotos contam diferentes histórias de momentos especiais de envolvimento tanto no trabalho assistencial prestado a pacientes e acompanhantes, como no próprio trabalho dos colaboradores do Hospital Dr. Jayme.
O material foi produzido com carinho, dedicação e com a ajuda de diversos setores da unidade. Cada um colaborou um pouquinho com ideias, sugestões, fotos, e é claro, colocando também a “mão na massa” para a produção do material. Com uma ajuda daqui e outra dali a exposição “Caminhos da humanização” tomou forma. Um lindo cordel (varal) com fotos fixadas por pregadores personalizados foi criado. Além disso, há o desenho de pegadas que foram penduradas no teto, representando os passos em direção aos “caminhos da humanização”.
Para a coordenadora de Projetos Sociais e do Grupo Técnico de Humanização do Hospital Dr. Jayme, Marta Almeida, a iniciativa foi um meio de demonstrar às pessoas que a humanização está muito presente na instituição. “Nosso objetivo é evidenciar novas possibilidades de promoção da qualidade na gestão e no cuidado do nosso paciente, colaborador, gestor e usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Pensamos nesta mostra como uma forma de valorizar nossos trabalhadores, gestores e usuários, além de propiciar um espaço para exposição de práticas exitosas de humanização e presentear o nosso hospital nestes 7 anos de funcionamento”, disse Marta Almeida.
A Unidade Materno Infantil é um dos setores que fazem parte da mostra. A gerente, Ericka Chiste falou sobre experiências vividas. “Iniciamos as atividades da unidade em 2013 com o foco no atendimento humanizado para os pacientes, familiares e equipe. Dentre elas estão a permanência dos pais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) por 24 horas e os encontros proporcionados com os pacientes e familiares em datas especiais, como Dia Mundial do Aleitamento Materno e Encontro de Prematuros. Com a exposição fotográfica, foi possível que, além destes, outros momentos também fossem convertidos em imagem de todo o cuidado e carinho praticado”, contou.
Exposição
Entre as ações expostas estão: Café fraterno, Tricotando com Elas, “O que importa para você?”, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia das Crianças, Dia da Gentileza, Aniversariantes do mês, novas áreas de acolhimento ao paciente e acompanhante, reunião de acompanhantes temática, visitas infantis, aniversário de pacientes, momentos de oração, e muito mais.
“A Mostra se constitui da apresentação de experiências significativas e exitosas vivenciadas no cotidiano do SUS, no âmbito do HEJSN levando em conta as diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), e o tema que a convoca”, finalizou a coordenadora de Projetos Sociais e do Grupo Técnico de Humanização do Hospital Dr. Jayme, Marta Almeida.
A exposição fotográfica “Caminhos da humanização” permanecerá no corredor principal da unidade até o início de março. Todos estão convidados a apreciá-la.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
bruna.pratti@hejsn.aebes.org.br
(27) 3331-7552