Fisioterapeuta dá dicas para servidores sobre postura correta no dia a dia
Atividades comuns do dia a dia, como arrumar a cama, escovar os dentes e utilizar o computador, precisam de posturas corretas para se evitar tensões e sobrecarga na coluna. Com dicas de movimentos adequados para prevenir desconfortos no futuro, o fisioterapeuta Gustavo Pilon palestrou para os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quarta-feira (19).
Segundo Pilon, ajustar a postura no dia a dia é possível com a simples vontade de mudá-la, e em pouco tempo o corpo se condiciona. O uso do computador e a frequencia em que se passa sentado são realidades de alguns trabalhadores. Para manter uma postura saudável nesses casos, a dica do fisioterapeuta é utilizar o teclado do computador mais ao fundo da mesa para que o antebraço se apoie nela. Com isso, alivia-se o peso do músculo trapézio, pois assim os braços não ficam soltos, o que poderia ocasionar dor na área.
“A cada 20 minutos com o corpo em tensão, ele leva 40 para se desfazer dela”, destacou Pilon. Por isso, segundo o fisioterapeuta, também é importante quebrar posições de tensão e adotar posturas ideais. Ao se pegar com os ombros tensos durante o dia, por exemplo, é preciso lembrar-se de relaxá-los.
Outra dica é se levantar sempre que possível. Atender o celular ou alguém pessoalmente em sua sala são momentos interessantes para ficar de pé e quebrar a rotina de ficar sentado. Evite também segurar urina, pois comprime nervos e pode gerar dores na coluna. De acordo com o fisioterapeuta, cuidar da saúde da coluna é importante porque é uma parte do corpo não substituível. “Não chegue ao ponto de sentir dor para descansar”, frisou Pilon.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br/asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-2776