Folia com saúde: médica pediatra do Himaba orienta cuidados para proteger as crianças no Carnaval
Calor, praia, piscina, bloquinhos e muita diversão. O Carnaval é uma data esperada pelas famílias e, para evitar que a folia termine no pronto-socorro, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) traz importantes orientações sobre os cuidados que as famílias precisam ter, especialmente sobre alimentação das crianças e com a exposição prolongada ao Sol.
As orientações foram feitas pela médica pediatra e diretora assistencial do Himaba, Vanuza Guasti. “Muitas famílias aproveitam o período de folia em praias, piscinas e também acompanhando bloquinhos infantis com as crianças, mas é preciso tomar cuidado, porque a exposição excessiva ao Sol é um dos principais riscos à saúde das crianças neste período”, explicou a profissional.
De acordo com a médica, o calor intenso favorece a perda de líquidos e sais minerais, aumentando o risco de desidratação, insolação e exaustão pelo calor. “Além disso, a radiação solar direta também pode causar queimaduras na pele”, disse.
A pediatra pontuou que é fundamental que os pais e responsáveis possam evitar a exposição ao Sol nos horários de maior radiação, entre 10h e 16h, além de garantir proteção com roupas leves, chapéus, uso de protetor solar adequado para a idade e oferta constante de líquidos.
Atenção à alimentação
A médica pediatra e diretora assistencial do Himaba, Vanuza Guasti, destacou que aglomerações de pessoas podem favorecer a transmissão da gastroenterite, geralmente causada por vírus, além do contágio também possa acontecer pelo consumo de água ou alimentos contaminados, ou pelo contato com superfícies contaminadas.
Para prevenir a gastroenterite nas crianças, que tem entre os sintomas vômitos, diarreia, dores abdominais, febre e falta de apetite, a profissional reforçou que os pais e responsáveis devem sempre explicar às crianças a importância de lavar as mãos com frequência e mantê-las limpas, especialmente antes das refeições e após o uso do banheiro.
“Recomendamos também evitar o compartilhamento de talheres, copos, utensílios e toalhas, mantendo esses itens sempre higienizados. Outro cuidado essencial é com o armazenamento e o consumo de alimentos, que devem ser mantidos em condições adequadas para evitar a contaminação e proteger a saúde da família”, destacou a médica.
Qualificação do Pronto-Socorro
O Himaba avança nas ações de aprimoramento do serviço de saúde pública capixaba por meio da participação na iniciativa Lean nas Emergências, projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Moinhos de Vento (HMV) e Hospital Sírio-Libanês (HSL), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
A iniciativa tem como objetivos reduzir a superlotação, eliminar desperdícios, diminuir os tempos de espera e ampliar a resolutividade dos atendimentos.
“Ao integrar o GAPE, agregamos um modelo de alta performance, baseado em liderança ativa e governança clínica. Essa qualificação terá duração de 18 meses e, ao final, entregaremos aos capixabas um atendimento ainda mais ágil e eficiente, com aprimoramento da experiência da criança, da gestante e de suas famílias, em um ambiente seguro”, destaca Claudio Amorim, diretor-geral da unidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Daniely Borges
daniely.borges@institutoacqua.org.br