14/04/2025 17h36 - Atualizado em 15/04/2025 21h41

Governo do Estado amplia oferta de exames de PET-CT pelo SUS    

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), deu um passo histórico ao anunciar o início da oferta de exames de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-CT) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A novidade faz parte da ampliação da contratualização firmada entre a Secretaria da Saúde e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), mantenedora do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, que é referência em oncologia.

Com a nova oferta, o Santa Rita se torna o primeiro hospital filantrópico do Estado a disponibilizar esse tipo de exame pelo SUS. Até então, pacientes da rede pública precisavam ser direcionados para realizar o exame na rede privada.

A ampliação contratual prevê a realização de 30 exames mensais, totalizando 360 por ano. Para viabilizar o serviço, será incorporado um incremento financeiro anual de R$ 758.599,20 ao contrato vigente com a AFECC, que já contempla um repasse mensal de R$ 8.283.619,35 para custeio dos serviços prestados.

O governador Renato Casagrande participou, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, do evento de lançamento da iniciativa em agenda no hospital na tarde desta segunda feira (14).

O secretário Tyago Hoffmann destacou a importância da medida. “Essa entrega é mais do que um avanço tecnológico: é um compromisso com a dignidade e o cuidado integral das pessoas que enfrentam o câncer. O acesso ao PET-CT vai permitir diagnósticos mais precisos e um acompanhamento mais eficaz, impactando diretamente nas chances de cura e qualidade de vida dos pacientes. Estamos investindo onde mais importa: na vida das pessoas”, pontuou.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a ampliação do acesso a serviços de alta complexidade no SUS, especialmente no campo da oncologia, onde o diagnóstico precoce é fundamental.  “A oferta de PET-CT pelo Santa Rita representa também um avanço na interiorização da qualidade e da equidade no atendimento, uma vez que o hospital atende pacientes de todas as regiões do Espírito Santo”, completou o subsecretário de Estado de Contratualização da Saúde, Héber de Souza Lauar.

PET-CRT

O novo PET-CT permite ao médico avaliar com maior precisão a eficácia de um tratamento, confirmar a remissão ou progressão de tumores, confirmar ou descartar suspeitas levantadas por exames clínicos ou convencionais, definir a extensão da doença e selecionar os melhores locais para biópsias.

“O PET-CT tem um papel essencial na oncologia, pois permite uma avaliação funcional e metabólica das células do corpo, algo que os demais exames de imagem - como tomografia convencional, ressonância magnética ou ultrassonografia - não conseguem oferecer com a mesma eficácia. Apresenta relevância ao integrar informações funcionais e anatômicas em um único exame. No entanto, seu uso deve ser sempre considerado de forma conjunta a outros métodos de imagem - como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e o ultrassom - que apresentam indicações específicas na caracterização morfológica, avaliação locorregional e estudo de estruturas específicas, conforme o contexto clínico e a suspeita diagnóstica. Essa tecnologia representa um avanço significativo no cuidado e na precisão dos diagnósticos, além de contribuir para decisões clínicas mais assertivas”, evidencia Daniel Bortot, médico nuclear do Hospital Santa Rita.

O PET-CT está disponível tanto para pacientes atendidos via SUS no Hospital Santa Rita, quanto para particulares e convênios. “Como hospital filantrópico e referência em oncologia no Espírito Santo, é nosso compromisso ampliar o acesso à tecnologia de ponta para toda a população. Isso significa que pacientes encaminhados pelo SUS, mediante regulação, também poderão realizar o exame, garantindo equidade no atendimento”, enfatizou o médico.


* Fotos aqui 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital Santa Rita de Cássia

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard