Grupos de Melhoria beneficiam pacientes no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Mensalmente, gestores e funcionários do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, se reúnem para discutir e propor ações de melhoria para determinados fluxos e procedimentos. São os chamados “Grupos de Melhoria”.
Esses encontros acontecem desde a abertura da unidade, em 2013, e já foram responsáveis por diversas ações de humanização e, até mesmo, por alterar a dinâmica de alguns setores.
“Os horários de visita, por exemplo, foram estendidos e ganharam, inclusive, novos espaços durante o dia, graças ao Grupo de Melhoria da Ouvidoria, que sinalizou a necessidade de ampliação e, claro, os setores entenderam e apoiaram as mudanças”, lembrou a coordenadora do setor de Ouvidoria do Hospital Dr. Jayme, Marta Almeida.
A gerente do Escritório da Qualidade do Hospital Dr. Jayme, Tatiana Furtado, explica que os grupos de melhoria são fundamentais para maturidade institucional, promovendo interação entre os processos e equipes multidisciplinares, momento para discutir melhores práticas.
“Os Grupos de Melhoria são, na verdade, críticas aos nossos processos. O que pode ser melhor? O que eu preciso mudar para alcançar aquele objetivo? Não é fácil receber esse tipo de feedback, mas a gente percebe que gestores e funcionários têm um bom entendimento e têm trabalhado em conjunto, o que é ainda melhor. Talvez eu não tenha a resposta, mas, em conjunto, tudo fica mais fácil”, explicou Tatiana Furtado.
Ao todo, 12 setores se organizam e são os donos dos grupos mas a participação é estendida a todas as demais áreas que têm fluxos e processos comuns. Assim, no início do ano, o Escritório da Qualidade divulga a agenda de reuniões e, mensalmente, atas e listas de presença precisam ser entregues para gestão da eficácia das ações planejadas.
O Grupo de Melhoria que alcança o maior número de participantes é o do setor de Ouvidoria, porque faz interface com todas as áreas da unidade. A coordenadora da Ouvidoria, Marta Almeida, conta que as necessidades de pacientes e acompanhantes são as principais discussões da turma.
“A Ouvidoria é um canal aberto para pacientes, acompanhantes e visitantes e o nosso diferencial é que trabalhamos 24 horas, com plantonistas a noite, por exemplo. Todas as sugestões são recebidas e precisam ser tratadas, nosso cliente não fica, de maneira alguma, sem reposta e o Grupo de Melhoria é importante, justamente, por isso. No espaço discutimos, planejamos e construímos estratégias e ferramentas que viabilizem e melhorem nosso atendimento e nossas ações”, concluiu Marta Almeida.
Além da Ouvidoria, também são responsáveis por Grupos de Melhoria setores como: Almoxarifado, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Centro Cirúrgico, Maternidade de Alto Risco, Hotelaria, Farmácia, Gerência de Acolhimento ao Cliente, Gestão de Leitos, Imagem e Laboratório, Recursos Humanos (RH), Time de Resposta Rápida (TIRR).
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