Hemoes realiza evento em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia

Em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia, lembrado em 17 de abril, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), realizará o Encontro Recreativo do Dia Mundial da Hemofilia. A ação será realizada na próxima terça-feira (15), às 14h, no Hemocentro de Vitória, em Maruípe, e contará com a presença dos pacientes assistidos pelo Hemoes e seus familiares.
O objetivo do evento é proporcionar um momento de integração, acolhimento e lazer para as pessoas com hemofilia, além de reforçar a importância da conscientização sobre essa condição de saúde rara, hereditária e que exige atenção contínua.
A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue, tornando mais difícil a interrupção de sangramentos, mesmo os mais simples. A doença é causada pela deficiência ou ausência dos fatores de coagulação VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B). Ela afeta, em sua maioria, indivíduos do sexo masculino e pode se manifestar por sangramentos espontâneos ou prolongados, especialmente nas articulações, músculos e órgãos internos.
No Espírito Santo, o Hemoes é referência no atendimento aos pacientes com hemofilia, oferecendo suporte clínico, laboratorial e terapêutico. O tratamento é feito principalmente, por meio da reposição do fator de coagulação ausente. O cuidado contínuo com os pacientes inclui a profilaxia regular, acompanhamento multidisciplinar e acesso rápido ao tratamento em caso de sangramento.
“Esse encontro é uma oportunidade de reforçar o vínculo entre os pacientes, familiares e a equipe do Hemoes, além de promover informação e acolhimento. A hemofilia exige um cuidado contínuo, e nosso papel é garantir que esse cuidado seja feito com qualidade, escuta ativa e humanização”, destacou a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad.
Dados
Atualmente, vivem no Espírito Santo 1.105 pessoas com coagulopatias. Dessas, 345 têm diagnóstico de Hemofilia A, 121 Hemofilia B e 222 têm Doença de Von Willebrand.
Onde buscar atendimento
Seja em serviço de saúde público ou privado, sempre que houver suspeita de doença hemorrágica, o paciente deve ser encaminhado diretamente ao Hemoes Vitória, para a coleta dos exames específicos para avaliação dos distúrbios da coagulação sanguínea. Se confirmado o diagnóstico de doença hemorrágica, o acompanhamento será realizado no ambulatório de Hematologia do Hemoes. Com a confirmação laboratorial da doença, o paciente é monitorado pela Unidade Básica e/ou Estratégia de Saúde da Família do local onde reside. O acompanhamento é feito de acordo com as orientações passadas pelo Hemoes.
Serviço
Evento: Encontro Recreativo do Dia Mundial da Hemofilia
Data: 15/04 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Hemoes de Vitória – Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitória – ES
Programação: Quiz para adultos e oficinas de Páscoa para crianças
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos