23/02/2023 17h07

Hemoes registra aumento nas doações de sangue durante Carnaval

O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes), em Vitória comemora as mais de 500 doações realizadas neste período e agradece a população pelo cuidado e amor ao próximo.

“Neste Carnaval tivemos um número significativo de doadores dentro do Hemoes e gostaríamos de agradecer imensamente a todos que se solidarizaram com essa causa e vieram fazer este gesto nobre e generoso para com o próximo. Somente por meio de ações como essa é que conseguimos salvar vidas”, ressaltou a coordenadora-geral do Hemoes, Marcela Murad.

Desde a última quinta-feira (16) até essa Quarta-feira de Cinzas (22), a unidade contabilizou 517 doações, dando uma média de mais de 70 doações/dia. Em 2022, durante o mesmo período, foram contabilizadas 360 doações, um aumento de mais de 40%. Os dados são referentes à unidade de Vitória, que esteve aberta durante o feriado.

A coordenadora Marcela Murad ressaltou que o trabalho intensificado de divulgação dos meios de comunicação neste período foi de extrema importância para a adesão da população.

“Antes do feriado de Carnaval, estávamos com uma média de 47 doações/dia. A nossa média ideal é de 90 a 100 doações por dia. O trabalho de divulgação da imprensa e a adesão dos capixabas fizeram com que passássemos um longo feriado com o coração mais tranquilo pela quantitativo de doações que recebemos”, disse Marcela Murad.

Ela pontuou também que agora o trabalho a ser feito é transformar os novos doadores em doadores regulares. “Nesses dias, tivemos tanto doadores vindo pela primeira vez quanto doadores regulares. Fazer com que eles se tornem regulares é um dos nossos principais trabalhos e desafios. Por isso, sempre orientamos e conversamos sobre a importância de a doação acontecer mais vezes no ano”, disse a coordenadora-geral do Hemoes.

Ser um doador de sangue regular significa manter as doações ao longo do ano, seguindo intervalos que são diferentes para homens e mulheres. Para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, podendo realizar até três doações no período de um ano. Para homens, o intervalo é de 60 dias, podendo realizar até quatro doações no período de um ano.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo