04/11/2025 14h43 - Atualizado em 04/11/2025 14h50

Himaba amplia vagas para formação de pediatras especialistas em 2026

O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, por meio de convênio firmado entre a Secretaria da Saúde (Sesa) e a Universidade Vila Velha, ampliou para o ano de 2026, o número de vagas para o curso de Residência Médica em Pediatria. A partir do próximo ano, o curso vai passar a oferecer de duas para quatro vagas.

O processo seletivo segue com inscrições abertas até o dia 24 de novembro. A prova teórica será aplicada no dia 2 de dezembro e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 17 do mesmo mês. Os aprovados para o Programa de Residência Médica iniciarão o curso em 1º de março de 2026.

Para o diretor-geral do Himaba, Claudio Amorim, a ampliação da parceria representa um avanço importante para o Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.

“Este aumento de vagas é, acima de tudo, um ganho direto para o SUS capixaba. Estamos formando profissionais que sairão daqui com a experiência e a humanização necessárias para atuar nas áreas mais críticas. Temos orgulho de contribuir ativamente para a redução do déficit de especialistas e para a melhoria do atendimento à saúde pública no nosso Estado”, celebrou o diretor-geral.

Já o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UVV, Alessandro Coutinho, contou que a ampliação de vagas vem atender à demanda de formação profissional médica. “Ao longo desses anos, temos conseguido unir excelência acadêmica e prática hospitalar. Formar pediatras em um ambiente de referência como o Himaba reforça nosso compromisso com a qualidade da formação médica e com o cuidado às crianças capixabas”, destacou.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Daniely Borges

daniely.borges@institutoacqua.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard