17/04/2019 15h44 - Atualizado em 17/04/2019 15h46

Himaba capacita profissionais da atenção primária no Método Canguru

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, recebeu o Curso de Capacitação de Tutores do Método Canguru na Atenção Primária. Iniciado na segunda-feira (15), o curso é promovido pelo Ministério da Saúde e oferece 30 horas de aprendizado teórico e prático a profissionais de nível superior que trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O Himaba é, desde 2013, uma unidade certificada como referência estadual para a atenção humanizada ao Método Canguru.

A capacitação ofereceu palestras ministradas pela consultora do Ministério da Saúde Luiza Geaquinto Machado. Ao todo, 40 profissionais participaram de aulas práticas e teóricas com o objetivo de construir uma linha de cuidado para crianças egressas de unidades neonatais, articulando o cuidado recebido no hospital com a Unidade Básica de Saúde.

 

O Método Canguru

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Himaba é composta por três unidades: de Alto Risco, Médio Risco e a Canguru - uma unidade de cuidados intermediários em que a mãe permanece 24 horas por dia com o filho internado sob a supervisão do hospital.

O nome canguru se dá por conta da posição em que o neném fica com a mãe. É como se a criança estivesse na bolsa do canguru, que no caso é representada pelo colo da mãe. A criança fica agarrada à mãe com a barriga de frente para o colo, encostado pele na pele da mãe.

A posição ajuda no ganho de peso do neném, no aleitamento materno e vínculo afetivo da mãe com o filho.

“Tive meu segundo filho agora, mas é a primeira vez que pratico o Método Canguru. Estou muito feliz por estar em um hospital que é referência neste tipo de tratamento. Muitas pessoas não sabem ou não conhecem, mas o Método Canguru é muito importante pois a criança fica pele a pele com a mãe, sentindo o nosso calor, e isso faz com que o bebê se desenvolva mais rápido ganhe mais peso. É muito importante também porque a gente que tem uma criança prematura na Utin pode ter este contato juntinho deles o tempo todo, o que é essencial pra gente que é mãe”, disse Raquel Fernandes, de 35 anos, que está na unidade.

 

Certificação

Em 2013, o Himaba foi certificado pelo Ministério da Saúde como referência estadual para a atenção humanizada ao recém-nascido com peso inferior a 2,5 quilos (Método Canguru) tornando-se polo de capacitação do método.

O Canguru é adotado desde 2008 pelo Himaba, quando as mamães podiam ficar com seus bebês durante o dia na Utin. Com a criação de uma enfermaria própria para esse atendimento, em janeiro de 2011, o vínculo passou a ser integral na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca). O Himaba foi a 6ª unidade hospitalar no País a receber essa certificação.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br 

Tel: (27) 3636-3187

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard