11/10/2021 08h00

Himaba realiza curso para capacitação de profissionais ao Método Canguru

Referência em Método Canguru no Espírito Santo, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, realizou, na última semana, o “XIX Curso de Sensibilização do Método Canguru – Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso”, visando a sensibilizar e capacitar profissionais para realizar o cuidado humanizado, estimular o aleitamento materno e, consequentemente, garantir a sobrevida dos bebês prematuros.

O curso contou com aulas teóricas e atividades práticas, totalizando a carga horária de 20 horas. A atividade foi destinada a 20 profissionais da unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos. Atualmente, o Himaba é gerido pelo Instituto Acqua.

Durante o treinamento, foram abordados assuntos como a prática de cuidados sobre o aleitamento materno, o banho, a pesagem, o uso da faixa, orientações parentais e a elaboração do plano de implementação do método. Divididos em grupos, os profissionais também realizaram visita às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Coordenadora do Método Canguru no Himaba, Angélica Carvalho lembra que a técnica se destaca por ser uma tecnologia que envolve a humanização do cuidado, que conta com a participação de todos os membros da equipe. “É um trabalho de interdisciplinaridade. Isso é fundamental para proteger a saúde do bebê e para amparar a família no delicado momento do nascimento de uma criança prematura. Tudo isso auxilia no desenvolvimento de uma atuação mais prazerosa e efetiva, gerando harmonia entre todas as áreas, alcançando ótimos resultados para os pacientes”, explicou.

Apesar de ministrado para colaboradores do Himaba, o curso contou com uma profissional do noroeste do Estado: Francine Fiorot Prando de Vasconcelos, coordenadora médica da Pediatria e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Maternidade São José, em Colatina. Ela participou do treinamento não só como forma de aprender mais sobre o modelo de assistência ao recém-nascido prematuro, mas também para, futuramente, se tornar tutora e difundir o método na instituição em que atua.

“Como conhecedora do método, sei da importância da rotina de um Hospital Maternidade, especialmente ao salvar vidas de pacientes da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e dar a eles qualidade de vida ao receberem alta. Essa contribuição também pode ser sentida pelos pais desses bebês, que recebem orientações completas sobre os benefícios do contato pele a pele e da interação com os pequenos”, destacou a médica.

Método Canguru no Himaba

O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. É voltado para o cuidado humanizado, que reúne estratégias focadas em melhorar a qualidade de vida da criança e da família.

Atualmente, a instituição tem nove tutoras do Método Canguru no quadro de funcionários, sendo: Larissa Braga (enfermeira do NEP); Angélica Carvalho (coordenadora do Método, do Banco de Leite Humano do Himaba e médica da 3ª etapa do Canguru no Hospital); Gisele Helena (enfermeira do Banco de Leite Humano do Himaba – 3ª etapa); Chalini Barbosa dos Santos (médica plantonista da 1ª e 2ª etapas); Márcia Egashira (médica da rotina da 2ª etapa); Priscila Dutra (fisioterapeuta da 1ª etapa e supervisora da fisioterapia do hospital); Geovana Oliveira (enfermeira da UTIN - 1ª etapa); Geyse Amanda Castro (enfermeira supervisora da UTIN, Médio Risco, 1ª e 2ª etapas do Método Canguru); Racire Sampaio (neonatologista, membro do Comitê de Aleitamento Materno e profissional de rotina da enfermaria pediátrica).

Instituto Acqua

O Instituto Acqua é uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos, com sede em Santo André, Região Metropolitana de São Paulo. Com 22 anos de história, atua na área de saúde pública e privada em todo o território nacional.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Thaís Tomazelli
thais.tomazelli@institutoacqua.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard