Himaba recebe doação de 500 kits de roupas para pacientes
%20(002).jpeg?v=638730011393902060)
O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alvez (Himaba), em Vila Velha, recebeu, na manhã dessa quinta-feira (04), a doação de aproximadamente 500 kits provenientes dos projetos “Canguru Capixaba” e “Doar’Ação”, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
“Queremos proporcionar, além de uma assistência melhor a cada dia, também a alegria. Nesses momentos, podemos ver a felicidade dessas mães que recebem as doações e todo o trabalho dos alunos sendo reconhecido”, afirmou Patrícia Helena Simões, diretora técnica do Himaba.
Os kits, confeccionados pelos alunos do curso de Modelagem do Vestuário, do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, com tecidos doados pela Secti e empresas de confecção, foram destinados aos bebês prematuro e a meninos e meninas de 2 a 16 anos.
No “Canguru Capixaba”, o kit é composto por touca, par de luvas, camisola para a mãe e uma faixa canguru, que amarrada ao corpo dos pais segura o bebê sem o apoio das mãos, concedido às mães dos bebês prematuros. Já no kit “Doar’Ação”, além dos bebês prematuros, que receberam dois conjuntos de pagão (calça, blusa de manga e body) e uma mantilha para bebês, crianças e adolescentes da enfermaria também foram beneficiados, com bermudas e camisas para meninos e meninas de 02 a 16 anos.
Segundo a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, os kits permitem o trabalho do conceito sustentável: “São kits produzidos a partir de tecidos que não seriam mais utilizados nas fábricas. Essas peças vão ajudar muito às mães”, disse.
Com os filhos gêmeos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), do Himaba, Érica Pereira da Silva, foi uma das 51 mães que recebeu os kits. “Foi uma iniciativa muito legal e os kits vão me ajudar muito. A faixa canguru me dá mais segurança para segurar meus filhos e eles ficam mais confortáveis”, contou empolgada.
Outra mãe que ficou feliz com a doação foi a jovem Milene Silva Barbosa, que está com a filha na Unidade Canguru. “Essa faixa (canguru) ajuda a segurar a minha filha com mais comodidade. Além disso, auxilia no desenvolvimento dela. Fica coladinha comigo o dia todo. Muito feliz por ter ganhado o kit completo, e por poder levar para a minha casa”.
Certificação
Em 2013, o Himaba foi certificado pelo Ministério da Saúde como referência estadual para a atenção humanizada ao recém-nascido com peso inferior a 2,5 quilos (Método Canguru), tornando-se polo de capacitação do método.
O Canguru é adotado desde 2008 pelo Himaba. Com a criação de uma enfermaria própria para esse atendimento, em janeiro de 2011, o vínculo passou a ser integral na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca). O Himaba foi a 6ª unidade hospitalar no País a receber essa certificação.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)
(27) 3636-3187
comunicacao.himaba@igh.org.br