05/09/2017 12h45 - Atualizado em 12/09/2017 11h51

Hospitais movimentam mês de incentivo à doação de órgãos com capacitações e ações de conscientização

Durante todo este mês, instituído Setembro Verde pela Lei Estadual nº 10.374/2015, hospitais públicos, particulares e filantrópicos do Espírito Santo vão desenvolver ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplante. A programação, coordenada pelas Comissões Intra-Hospitalares de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs), vai desde palestras técnicas para profissionais da assistência até atividades que vão envolver funcionários de áreas administrativas, familiares de pacientes internados e a comunidade em geral.

No Hospital Estadual Central, em Vitória, a fachada do hospital está sendo iluminada com a cor verde desde o dia 1º de setembro. As entradas de colaboradores e de visitantes, além do refeitório, receberam itens decorativos em alusão à campanha. Ao longo de todo o mês, o tema será abordado também durante os encontros do projeto “Acompanhando o Acompanhante”, que reúne semanalmente os acompanhantes de pacientes do hospital para fornecer orientações sobre as normas e rotinas hospitalares.

Já os colaboradores do hospital estão liberados para substituir o uniforme por uma blusa verde e calça jeans às sextas-feiras. Eles também receberão panfletos informativos para entenderem mais sobre o assunto. O Parque Moscoso, localizado próximo ao hospital, também entra no roteiro de ações e contará com panfletagem no dia 27 de setembro, data em que é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Nesta terça-feira (05), às 14 horas, o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, oferecerá palestra para os funcionários sobre a importância de colocar o assunto doação de órgãos em pauta nas conversas de família e deixar claro para o núcleo familiar a decisão de ser doador, se for o caso.

Na quarta-feira (06), às 13 horas, a coordenadora estadual das CIHDOTTs, Maria Machado, vai ao Hospital Estadual Infantil de Vitória para falar sobre diagnóstico de morte encefálica para a equipe assistencial. O diagnóstico de morte encefálica segue um protocolo rígido, com realização de exames em intervalos cronometrados e uma série de questões que devem ser observadas.

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, localizado em São Mateus, realizará palestra de sensibilização para estudantes e professores de duas instituições de ensino do município: Faculdade Vale do Cricaré (FVC), no dia 18 de setembro, às 19h30; e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no dia 25, às 19h30. Nessa segunda-feira (04), a CIHDOTT do hospital realizou capacitação com a equipe da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) 1 e no dia 11 fará com a equipe da UTI 2. A fachada do hospital também está recebendo iluminação especial à noite.

O Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina, montará uma tenda no centro da cidade, no dia 30 de setembro, um sábado, para distribuir material informativo sobre doação de órgãos e esclarecer dúvidas da população sobre o assunto.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, as atividades vão acontecer durante todo o mês. A fachada do hospital está sendo iluminada com a cor verde à noite, e todos os funcionários estão usando o laço verde, símbolo da doação de órgãos, afixado na camisa do uniforme. Na semana entre os dias 25 e 29 de setembro, as dinâmicas vão ganhar todos os setores do hospital e envolverão pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários. No dia 25, o refeitório receberá uma ornamentação temática. No dia 26, haverá palestras com os temas “Organização do Sistema Nacional de Transplantes e o Processo de Doação e Transplante” e “Cuidados na Manutenção do Potencial Doador”.

Já no dia 27, haverá ação de sensibilização sobre a importância da doação de órgãos em frente ao ambulatório com apoio de acadêmicos de enfermagem. Nesse mesmo dia, será realizado plantio de mudas nos jardins do hospital, uma ação ambiental que terá como objetivo homenagear os doadores de órgãos e suas famílias, que, com seu gesto, dão àqueles que aguardam um transplante a esperança de uma vida nova, também simbolizada na planta que nascerá a partir da muda plantada.

Para encerrar a programação, no dia 29 de setembro, o hospital realizará o projeto Jayme Itinerante na escola CEDTEC, na Serra. Na ocasião, alunos, professores e demais funcionários terão a oportunidade de conhecer mais sobre o tema doação de órgãos e tecidos para transplante e poderão esclarecer dúvidas.

Rede particular e filantrópica

Hospitais da rede particular e filantrópica também programaram atividades para o Setembro Verde. Os hospitais que informaram sua programação para a Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foram: Fundação Hospital Maternidade São Camilo, em Aracruz; Hospital Evangélico de Vila Velha; Vila Velha Hospital; Hospital Santa Rita e Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), em Vitória; Vitória Apart Hospital, na Serra; Hospital Meridional, em Cariacica; Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.

Outras agendas

Na manhã desta terça-feira (05), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa abriu espaço na sessão para que a coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Raquel Duarte Corrêa Matiello, e o coordenador médico, Ivan Matavelli, pudessem colocar em pauta o tema doação de órgãos e tecidos para transplante. No dia 13 de setembro, às 19 horas, os coordenadores também terão oportunidade de falar para a Câmara Municipal de Vereadores de Cariacica.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br