24/10/2017 12h33 - Atualizado em 25/10/2017 10h15

Hospital Dório Silva encerra programação do Outubro Rosa nesta terça (24)  

O Hospital Estadual Dório Silva encerra, nesta terça-feira (24), a programação da campanha Outubro Rosa. Diversas atividades foram realizadas pelo hospital, nos últimos dias, com o objetivo de orientar funcionárias, acompanhantes e pacientes sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A programação teve início no dia 17 de outubro e foi realizada em dias alternados. Teve oficina de maquiagem, corte de cabelo, aula de zumba, ensaio fotográfico, palestra sobre autoestima, entre outras atividades.

A assistente social Sâmia Barros Vieira, que atuou na comissão organizadora da campanha no hospital, disse que os servidores abraçaram a campanha, o que fez com que o objetivo de acolher bem e envolver as pessoas nas atividades fosse alcançado. 

“Ficamos muito felizes com a repercussão. As ações envolveram bastante os pacientes, acompanhantes e servidores. Buscamos realizar atividades animadas e criativas para levar a mensagem de prevenção do câncer de mama e despertar a consciência das mulheres para a importância do cuidado preventivo. Vários setores do hospital participaram diretamente da organização, como a Nutrição, que pintou o refeitório de rosa especialmente para a ocasião e ofereceu um café da manhã especial para os servidores”, comentou a assistente social.

Outra estratégia usada pela comissão foi levar pessoas que já vivenciaram o câncer de mama para relatar a sua experiência. A enfermeira Sandra Cavati, do Centro Ginecológico do Hospital Estadual Dório Silva, foi uma delas. Sandra contou que, quando tinha 45 anos, teve um câncer de mama muito agressivo. Descobriu o nódulo apalpando a mama e foi logo buscar atendimento médico.

“Eu fiquei dois anos sem fazer mamografia. Um dia eu apalpei e senti um nódulo, aí corri para fazer a mamografia e tratar. Muitas mulheres identificam, mas preferem não mexer com aquilo. Meu conselho é: caso encontre algo, busque tratamento. Tem mulher que fica 10, 15 anos sem fazer os exames. Não tenha medo de fazer seus exames! A mulher faz muita falta dentro de casa, para sua família, na sociedade. A mulher tem um papel muito especial, não pode ficar refém de medo”, disse a enfermeira, que hoje tem 50 anos e continua o acompanhamento médico.

Para manter o clima da campanha de prevenção ao longo dos dias, mensagens educativas sobre câncer de mama foram afixadas dentro do hospital, que também foi decorado com borboletas e laços rosa nas portas. Para encerrar a programação, acontece nesta terça (24) oficina de maquiagem; palestra sobre câncer de mama na atualidade, com a médica Jeane Pissara; e mais um relato de caso. A programação será encerrada às 16 horas, com café da tarde.

 

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Fotos: Divulgação/Rayssa Rocha

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard