Hospital Dr. Jayme é selecionado para fazer parte do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foi selecionado para participar do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, uma proposta do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), vinculado ao Ministério da Saúde. O objetivo, de acordo com a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Dr. Jayme, Daniela Feitosa, é reduzir em 50% os casos de infecção relacionados à assistência nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) dos hospitais participantes.
“Ao todo, 120 hospitais participam do programa a nível nacional. Essas unidades estão interligadas a seis hospitais referências: Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP), Hospital Beneficência Portuguesa (SP), Hospital do Coração (SP), Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS). A partir daí, seremos orientados quanto as melhores práticas na assistência, na gestão de recursos, enfim, vamos utilizar a mesma prática desses hospitais considerados de excelência”, explicou Daniela.
O projeto colaborativo terá duração de três anos, entre 2018 a 2020, pretende salvar 8.500 vidas nas UTIs e reduzir em R$ 1,2 bilhão o desperdício de recursos, segundo dados do Ministério da Saúde. Para o diretor técnico do Hospital Dr. Jayme, Eric Teixeira Gaigher, a unidade já trabalha a segurança do paciente com eficiência, mas a busca por melhorias deve ser contínua.
“Entendemos que a segurança do paciente deve ser trabalhada exaustivamente todos os dias. Mas a coordenação de um hospital de excelência e a utilização da mesma métrica dessas unidades vai garantir aos nossos pacientes cuidados ainda mais avançados”, explicou Gaigher.
O projeto já está em prática no Hospital Dr. Jayme, e, após uma reunião de alinhamento, definiu-se que as primeiras ações serão iniciadas na UTI 1A. Os treinamentos já estão programados e os resultados, segundo a coordenadora da SCIH, poderão ser conferidos já no primeiro ano de implantação.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br
Tel: (27) 99274-5245