Hospital Dr. Jayme realiza 1º curso de sensibilização do Método Canguru de 2026
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, realizou, no fim do mês de janeiro, o 1º curso de sensibilização do Método Canguru do ano de 2026, uma iniciativa organizada pela Gerência Materno Infantil com o objetivo de fortalecer a assistência humanizada aos recém-nascidos e suas famílias. A capacitação foi direcionada a todos os profissionais que atuam no setor Materno Infantil da unidade.
“O primeiro encontro reuniu parte da equipe incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, além de profissionais do serviço social, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, reforçando o caráter multiprofissional do cuidado neonatal. A proposta do curso é promover alinhamento conceitual e sensibilização das equipes quanto à importância do Método Canguru como estratégia de cuidado centrado no bebê e na família”, explicou a gerente do setor Materno Infantil do Hospital Dr. Jayme, Líbia Pimentel.
O Método Canguru é uma política de atenção à saúde neonatal, indicada principalmente para recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, e tem como um de seus pilares o contato pele a pele precoce e contínuo entre o bebê e seus pais ou cuidadores.
A neonatologista e coordenadora médica da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Dr. Jayme, Silvia Louzada, informou que essa prática contribui para a estabilidade térmica, melhora da amamentação, ganho de peso, redução de infecções e fortalecimento do vínculo afetivo, além de favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido.
“Mais do que uma técnica, o Método Canguru propõe uma mudança de postura no cuidado, estimulando a participação ativa da família no processo de recuperação do bebê e promovendo um ambiente mais acolhedor e humanizado dentro das unidades de saúde. A sensibilização das equipes é fundamental para garantir a aplicação correta do método e para que seus benefícios sejam plenamente alcançados”, garantiu a médica, Silvia Louzada.
A gerente da unidade Materno Infantil do Hospital Dr. Jayme, Líbia Pimentel, reafirmou que, com a realização do curso, a qualificação permanente dos profissionais e com a oferta de uma assistência materno-infantil baseada em boas práticas, evidências científicas e cuidado humanizado, a unidade segue fortalecendo a segurança e a qualidade do atendimento prestado à população.
“Nosso objetivo é sempre melhorar, oferecer o que há de melhor no cuidado aos nossos pacientes. Queremos que a assistência seja reconhecida por sua capacidade técnica e, sem sobra de dúvida, que a humanização seja um ponto primordial do nosso atendimento”, falou Líbia Pimentel.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 | 3331-7589