15/06/2018 15h22 - Atualizado em 15/06/2018 15h23

Hospital Dr. Jayme recebe médico referência em sepse para a América Latina

A sepse é responsável por aproximadamente 233 mil óbitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Brasil, mas ainda é uma síndrome desconhecida por nove em cada dez pessoas leigas, segundo dados do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS). Para discutir o tema “Ressuscitação volêmica da sepse: como fazer e como não fazer”, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o maior hospital público do Espírito Santo, recebeu nessa quinta-feira (14) o presidente do ILAS, o médico Luciano Azevedo. O evento também foi aberto ao público.

“A sepse é uma das emergências médicas mais importantes e letais. Nossa intenção, ao trazer para o hospital a discussão desse tema, é esgotar as análises como forma de garantir aos profissionais, residentes e acadêmicos da instituição uma formação técnica completa”, disse o diretor técnico do Hospital Dr. Jayme, o médico Eric Teixeira Gaigher.

O diretor técnico explica que a sepse é conhecida também como infecção generalizada, septicemia ou síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS), e é caracterizada por um estado inflamatório grave em todo o organismo. “O organismo se empenha em combater uma determinada infecção local e desprende tanto esforço que acaba comprometendo o funcionamento de outros órgãos. A partir daí se inicia a sepse, uma infecção generalizada”, completou Eric Teixeira Gaigher.

O coordenador dos programas de residências médicas em Clínica Medicina e Medicina de Emergência do Hospital Dr. Jayme, Leonardo Goltara, explica que os casos de sepse precisam ser analisados individualmente e, para cada caso, o profissional deve avaliar o início do tratamento, o volume e o melhor tipo de hidratação. “Queremos disseminar todas essas informações e mostrar que o diagnóstico precoce da doença é fundamental para o sucesso do tratamento”, disse Goltara.

 

 

Informações à Imprensa

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard