15/06/2016 17h39 - Atualizado em 15/06/2016 17h43

Hospital representa ES em manual da Sociedade Brasileira de Geriatria

Um medicamento pode ser ministrado por diversas vias entre elas a oral, venosa, intramuscular ou de forma subcutânea.  E esta técnica voltou a ser discutida como forma de administração de medicação após perder espaço frente a outras novas utilizadas. O resultado desse estudo é apresentado no manual lançado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. A publicação recebeu a contribuição de vários profissionais, entre eles a da médica Aíra de Alcântara Sabadini do setor de Urgência e Emergência do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. 

O manual “O uso da via subcutânea em Geriatria e Cuidados Paliativos – Um guia da SBGG e ANCP para profissionais” é um material didático voltado para profissionais de saúde, especialmente médicos e enfermeiros, que desejam saber mais sobre o tema.  “A via subcutânea sofre um preconceito grande dos profissionais, principalmente, porque a técnica não é normalmente apresentada durante a graduação. A ideia de criar um guia de utilização surgiu com o objetivo de mostrar os benefícios e esclarecer as dúvidas e quem sai ganhando é o paciente. Esta via é a preferida entre médicos e enfermeiros que lidam habitualmente com paciente em cuidados paliativos”, explicou a médica da Urgência e Emergência do Hospital Estadual Dr. Jayme, Aíra de Alcântara Sabadini. 

Segundo Aíra, o principal benefício da via subcutânea é o fácil acesso. “Não há perigo de perder a veia ou dela não suportar as medicações, por exemplo”, contou. Além disso, o risco de complicações infecciosas é muito menor, aliado ao conforto para o paciente. Os profissionais que contribuíram para o guia pretendem agora difundir a técnica e colaborar para mudanças nos conceitos.  “Os profissionais da saúde precisam ter em mente que o benefício ao paciente é a principal razão para as mudanças. O guia está à disposição de forma fácil e busca reduzir o desconhecimento que há em torno da técnica”, esclareceu a médica. 

O uso da via subcutânea em geriatria e cuidados paliativos”

O Guia lançado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos foi organizado pelo médico especialista em Geriatria, Daniel Lima Azevedo. O material contou com a participação de cerca de 30 profissionais brasileiros entre eles a médica da Clínica Médica da Urgência e Emergência do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra, Aíra de Alcântara Sabadini. 

Aíra é a única capixaba a participar da publicação que está disponível em PDF, de forma gratuita, no site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, na seção “Publicações Científicas / Guias”. O guia também está no site da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Há ainda uma versão específica para impressão, para tanto, é necessário solicitar autorização à Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Informações à Imprensa:

Ravane Denadai
Assessora de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com

Foto: Comunicação/HEJSN

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard