Hospital Dr. Jayme Santos Neves fortalece incentivo à pesquisa por meio do Programa de Produção Científica

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado no município da Serra, tem investido no conhecimento e na inovação. Por meio do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI), a unidade desenvolve um consistente programa de incentivo à produção científica, voltado a profissionais de diversas áreas do hospital.
O diretor do CEPI, Rogerio Griffo, explicou que os encontros são abertos aos profissionais e acadêmicos da instituição e têm contribuído para ampliar o interesse e a participação nas iniciativas científicas dentro do hospital. “Uma das principais ações do programa é o Encontro de Produção Científica, promovido mensalmente pelo CEPI. O objetivo é criar um espaço de diálogo, troca de experiências e orientação para quem deseja desenvolver projetos de pesquisa científica”, contou Griffo.
O último encontro foi realizado no dia 16 de maio e teve como tema central os “Impactos da pesquisa científica no nosso hospital”. A proposta foi evidenciar como o conhecimento produzido dentro da instituição tem gerado impactos diretos na melhoria da qualidade assistencial, na adoção de práticas baseadas em evidências e na inovação nos tratamentos oferecidos. Além de promover o desenvolvimento profissional contínuo da equipe, fortalecendo a reputação institucional, atraindo recursos e parcerias estratégicas.
“Desde o seu início, o programa vem acumulando resultados expressivos. O 1º Encontro de Produção Científica aconteceu em 16 de junho de 2023, com a missão de estimular e capacitar os participantes para o envolvimento com a pesquisa e consolidar o Hospital Dr. Jayme como um centro de produção científica”, comentou Bárbara Novais, coordenadora do CEPI.
Além de esclarecer dúvidas sobre metodologias, submissão de projetos e ética em pesquisa, os encontros funcionam como um importante estímulo para a construção de novos trabalhos científicos, fortalecendo a cultura de pesquisa dentro do ambiente hospitalar. Os números demonstram essa evolução: em 2023, foram quatro projetos de pesquisa (todos desenvolvidos por pesquisadores vinculados ao hospital); em 2024, foram produzidos dez projetos de pesquisa (todos vinculados à unidade); e neste ano de 2025, já são cinco projetos de pesquisa até o momento (todos vinculados à unidade).
Bárbara Novais conta que um dos destaques do programa é a trajetória da ex-colaboradora Jhienifer Virginio Barbosa. “Ela iniciou sua ideia de pesquisa em um dos encontros e, ao final de 2024, teve sua produção apresentada no Congresso Brasileiro de Queimados”, lembrou a coordenadora do CEPI.
A coordenadora do CEPI destaca ainda que a iniciativa busca empoderar os profissionais, mostrando que a produção científica está ao alcance de todos. “A ciência que a gente produz aqui transforma o cuidado que oferecemos. Incentivar nossos profissionais a pesquisar é investir em um hospital mais eficiente, humano e baseado em evidências”, afirmou.
Pesquisas produzidas por profissionais do Hospital são destaque em mostra estadual de Vigilância Epidemiológica
Fruto do fortalecimento de iniciativas que promovem o conhecimento científico, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves vai marcar presença na 1ª Mostra Experiências Exitosas dos Núcleos de Vigilância Hospitalar do Espírito Santo, evento promovido pela Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH). A unidade teve três trabalhos aprovados para apresentação, todos inscritos pela enfermeira Isabella Maria Bessa Martins, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da unidade.
“Eu escrevi e encaminhei três iniciativas. Elas são fruto da nossa rotina técnica e da atuação da equipe do núcleo, que trabalha diariamente na identificação precoce de agravos de notificação compulsória, colaborando com a segurança do paciente, a melhoria dos processos assistenciais e o fortalecimento da rede de vigilância em saúde”, explicou a enfermeira Isabella Maria Bessa Martins.
Para o diretor-geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Joubert Andrade da Silva, a participação da unidade na mostra reforça o compromisso da instituição com a vigilância epidemiológica e evidencia o impacto positivo do trabalho técnico realizado no dia a dia da unidade. “É o reconhecimento de um esforço coletivo que busca mais do que cumprir protocolos, mas contribuir ativamente com a saúde pública e a segurança dos nossos pacientes”, disse Joubert Andrade da Silva.
Os trabalhos aprovados são:
- “Relatório de entrada de todos os pacientes internados no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves”: o núcleo realiza, nos dias úteis, uma busca ativa dos pacientes que deram entrada na unidade. Essa rotina permite a análise individual dos prontuários e o cruzamento de dados com plataformas como e-SUS Vigilância em Saúde, Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e Sistema Laudo AIDS. “Na prática, queremos identificar com agilidade possíveis casos de doenças ou agravos de notificação compulsória”, completou a Isabella Maria Bessa Martins.
- “Participação na Comissão de Óbitos do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves”: desde 2022, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica é membro consultor da Comissão de Óbitos da instituição. A equipe participa ativamente das reuniões mensais, contribuindo com informações sobre pacientes que foram a óbito com suspeita ou confirmação de doenças de notificação compulsória. “Essa atuação permite maior precisão na definição dos casos e reforça a importância da vigilância no contexto pós-óbito”, pontuou a enfermeira.
- “Fluxo de pesquisa de gestantes ou puérperas com suspeita ou confirmação de arboviroses”: diante da identificação de gestantes internadas com suspeita ou confirmação de arboviroses, o núcleo realiza investigação nos sistemas de vigilância e aciona imediatamente os profissionais responsáveis, como obstetras e pediatras, para coleta de amostras e acompanhamento dos recém-nascidos, quando necessário. “A estratégia garante respostas rápidas e melhora no manejo clínico dessas pacientes, além de fortalecer o controle epidemiológico das arboviroses no ambiente hospitalar”, completou a profissional.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7589
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br