30/12/2020 17h27 - Atualizado em 30/12/2020 18h46

Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria apresenta indicadores de desempenho

O Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), localizado em Vila Velha, encerra o ano de 2020 com balanço positivo quanto aos indicadores dos serviços de saúde. Aumento no número de cirurgias realizadas, diminuição no tempo de permanência na unidade e número de consultas são alguns destaques.

Só este ano, a unidade realizou cerca de 4.426 cirurgias, um aumento de 58,07% se comparado ao ano de 2018, que registrou 2.800 procedimentos. O número de atendimentos ambulatoriais também subiu de 6.076 para 7.906 consultas, apresentando aumento de 30,11% no comparativo entre 2018 e 2020. Em relação à média de pacientes internados, o hospital alcançou o quantitativo de 6.201 em 2020, total superior aos 5.413 registrado em 2018 aumentando em 14,55% a capacidade de internação.

Segundo o diretor geral da unidade, João Luiz T. Dornelles, a melhora nos resultados está ligada à dedicação dos profissionais do hospital. “Os colaboradores do Bezerra têm um grande diferencial, eles têm pertencimento à instituição, zelam pelos instrumentos, pela estrutura e tratam com carinho os pacientes. Isso reflete diretamente nos resultados e eu sou muito grato pela grande equipe que temos aqui", disse.

Desde 2019, o Hospital Antônio Bezerra de Farias vem realizando melhorias em sua infraestrutura com recursos oriundos dos governos Federal e Estadual, também recursos próprios do hospital. O Centro Cirúrgico passou de três para quatro salas e, ainda em 2020, teve ampliação dos leitos na unidade, além da aquisição de novos respiradores e equipamentos.

“Estamos muito satisfeitos e contentes, pois apresentamos os melhores números de toda a história do Bezerra. Aumentamos o número de leitos de 65 para 99, sendo as UTIs de sete para 18 em um ano. Realizamos várias reformas estruturantes otimizando o espaço. Isso permitiu ampliar a área assistencial, promovendo assistência de qualidade à população capixaba”, afirmou o diretor administrativo do HEABF, Fábio Diehl. 

Um outro indicador que se destaca é em relação ao tempo médio de permanência no hospital, que apresentou uma melhora significativa. Em 2018, o tempo que um paciente permanecia dentro do Hospital era de 7,75 dias e agora esse tempo foi reduzido para 3,44. 

Para a direção do hospital todos esses feitos só se tornaram possíveis pois, além de colaboradores comprometidos e competentes, o Antônio Bezerra atualmente conta o suporte da Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba), trazendo maior qualidade assistencial e eficiência na gestão. 

“Encontramos o HEABF em 2019, numa situação precária. É o Pronto Socorro público da região, e neste ano tivemos que nos preparar para atender os infectados pela Covid-19 usando o que há de mais avançado na Ciência e com total apoio da Secretaria da Saúde. Parabenizo a direção, gerências e funcionários pela doação no enfrentamento da pandemia e na conquista dos indicadores assistenciais e de satisfação dos usuários”, destacou o diretor-presidente da iNOVA Capixaba, Dr. Neio Lucio Fraga Pereira.

 

Hospital Antônio Bezerra de Faria - HABF

Hospital fundado em 1958. É referência em Urgência e Emergência no município de Vila Velha.

Categoria: Porta aberta. Tipo de Atendimento Prestado: Urgência e Emergência Adulto.

Especialidades: Clínica médica, Cirurgia geral, Ortopédica, Cirurgia de mão (ambulatório e cirurgia eletiva). Total de Leitos: 99

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

asscom@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard