16/12/2019 12h12 - Atualizado em 16/12/2019 12h31

Hospital Estadual Central comemora 10 anos de atendimento de qualidade para a população capixaba

O Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC) completou 10 anos neste domingo (15). Ao longo desta década de serviços prestados à sociedade do Espírito Santo, foram mais de 130 mil atendimentos ambulatoriais e acima de 38 mil internações.

Em dezembro de 2009, quando a instituição abriu as portas para o público, eram atendidas apenas as especialidades ortopedia e vascular. Com o tempo, o HEC foi crescendo e atualmente possui unidades de atendimento de acidente vascular cerebral (AVC), vascular, ortopedia e neurocirurgia, além de duas unidades de terapia intensiva (UTI). O hospital foi o primeiro do Brasil a obter a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) com menos de um ano de funcionamento.

O HEC foi o primeiro hospital da Rede Pública Estadual a ser gerenciado por uma Organização Social de Saúde (OSS). A experiência positiva levou o Governo do Estado a optar por esse modelo de gestão em mais três hospitais: Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN) e Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba).

O hospital também foi pioneiro no Estado na conquista da certificação Diamante no Programa de Certificação em Cirurgia Segura, desenvolvido pela empresa 3M do Brasil. O prêmio tem como finalidade reconhecer os profissionais, a unidade de Centro Cirúrgico e a instituição, que através de seus protocolos e rotinas, realizam os procedimentos cirúrgicos seguindo as boas práticas, cujos requisitos são fundamentados em diretrizes nacionais e internacionais.

Em 2012, o atendimento às vítimas de AVC no Estado foi revolucionado com a inauguração da primeira unidade de tratamento para a doença. O setor se tornou referência nesse quesito e hoje oferece os tratamentos comprovadamente mais eficazes no mundo para AVC.

A inauguração da clínica do sono, em 2014, proporcionou a realização do exame de polissonografia, que investiga distúrbios do sono. Esse ambiente, dentro do hospital, tem capacidade para atender até dois pacientes por noite.

Ao longo desses anos, o hospital também foi pioneiro na realização de procedimentos na rede pública do Estado. Alguns ganharam destaque na mídia, como embolização de aneurisma cerebral; cirurgia de crânio com paciente acordado; cirurgia de aorta toracoabdominal com recanalização de artérias mesentéricas.

“Fazer parte da comemoração de 10 anos do HEC é muito mais que gratificante, é emocionante. Tenho a felicidade de dirigir essa instituição há oito anos e sei que essa comemoração é especial não só para todos os colaboradores, mas para a população capixaba, que tem atendimento de qualidade a seu alcance. Agradeço a Secretaria da Saúde por oportunizar esse marco e a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros que contribuem para o crescimento desta instituição”, concluiu o diretor executivo do HEC, Rubens Felix.

 

Comemoração

Para celebrar essa importante data, foi realizada uma solenidade na última quinta-feira (12), com entrega de uma homenagem aos colaboradores que trabalham no HEC desde a sua inauguração. No mesmo dia, houve um café e jantar de aniversário no refeitório, que se repetiu na sexta-feira (13).

Entre esses profissionais está o oficial de manutenção Adilson da Boa Morte, por exemplo, que colocou a mão na massa junto com a equipe que construiu o hospital, trabalhando como pedreiro. “Fui chamado para ser funcionário do hospital enquanto trabalhava na construção dele. Gosto muito de trabalhar aqui e se tudo der certo pretendo continuar até me aposentar”, disse Adilson.

A analista de Qualidade Luiza Queiroz também teve a oportunidade de crescer profissionalmente no HEC. Ela entrou na instituição em 2010, como jovem aprendiz, e foi contratada após completar 18 anos. “Eu entrei como auxiliar administrativo, fui promovida ao cargo de assistente e depois analista. Passei pela Hotelaria, Serviço Social, Diretoria e há um ano estou no setor de Qualidade”, conta Luiza.

Todos os colaboradores foram presenteados com bolo e suco e posaram para fotos com a decoração de aniversário.

 

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS) fundada em 1922 no Brasil. A instituição concentra atividades nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, formando uma rede a serviço da vida.

Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do SUS.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira

comunicacao@hec.org.br

(27) 3636-4733

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard