09/12/2019 12h11 - Atualizado em 09/12/2019 13h42

Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza o 3º Simulado de atendimento a múltiplas vítimas

Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, realizaram o terceiro Simulado do Plano de Atendimento de Múltiplas Vítimas, com o fluxo de assistência do Protocolo Manchester. O exercício aconteceu na última sexta-feira (06). As cenas de atendimentos foram realizadas na área externa da Urgência e Emergência (Pronto-Socorro) do hospital.

O objetivo do simulado é o treinamento operacional dos profissionais da Urgência e Emergência e a integração dos serviços, o que resulta em um atendimento de qualidade à população nessas situações.

A simulação começou às 10h, com personagens interpretando vítimas de acidente de trânsito envolvendo um ônibus. Ao todo, 40 profissionais de diversos setores do hospital participaram do simulado, entre médicos, maqueiros, enfermeiros e profissionais de diversos setores administrativos que atuaram como vítimas e familiares.

Além da equipe do hospital, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) disponibilizaram profissionais que auxiliaram durante o atendimento aos feridos.

A assistência às 12 vítimas começou na área exclusiva de acesso às ambulâncias. No local, médicos e enfermeiros realizavam a triagem dos feridos, classificando casos muito graves (pulseira vermelha), graves (pulseira amarela) e estáveis (pulseira verde), seguindo o sistema de triagem conforme Protocolo Manchester.

Após a triagem, os casos mais graves eram transferidos para as salas Vermelha e Amarela, sinalizadas com lonas nas mesmas cores. No local, os profissionais já estavam posicionados, aguardando os feridos para atendimento imediato.

Já os feridos com menos necessidade de atenção imediata, que tinham pequenas lesões, ficaram na classificação verde, montada no pátio de acesso ao Pronto-Socorro.

Além da assistência às vítimas, equipes do hospital formadas pelo Serviço Social e Psicologia, atendiam os familiares que buscavam informações sobre estado de saúde dos feridos.

“Em situações em que é necessário atender várias vítimas envolvidas em acidentes de grande proporção, a equipe precisa estar preparada. O simulado é sempre uma oportunidade de rever o fluxo de atendimento, mantendo sempre uma assistência de qualidade e segura”, explicou a coordenadora de Enfermagem do HEUE, Marília Lyra.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

(27) 3194-0122

comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard