Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ aborda a importância das emoções no ‘Setembro Amarelo’

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ realizou a abordagem sobre a importância das emoções para conscientizar colaborares, pacientes e acompanhante no ‘Setembro Amarelo’, mês de valorização à vida e combate ao suicídio. Entre as ações esteve a palestra ‘Entendendo minhas emoções’, que contou com um curta-metragem divertido e momentos de descontração e interação entre as equipes que encheram o auditório do hospital. Além disso, painéis com frases motivacionais e um espaço para troca de mensagens foram espalhados pelo hospital, como forma de incentivar o debate sobre as emoções, onde permaneceram até o final do mês.
A coordenadora de Recursos Humanos do HEUE, Danielly Tozetti, e a psicóloga do setor de treinamento e desenvolvimento, Lara Mendanha, desenvolveram as ações e aproveitaram o momento para ouvir os colaborares, além de abordar diferentes formas de pedir ajuda, bem como os sinais de alerta para quem está com dificuldades de lidar com as emoções.
“Nossa intenção foi iniciar um debate sobre as pequenas emoções, que muitas vezes são negligenciadas, mas que colaboram diretamente, quando não processadas de forma correta, com o surgimento ou agravamento de problemas psicológicos, como a depressão, a ansiedade, as crises de pânico e o burnout. A intervenção é necessária, mas a prevenção não pode ser esquecida, por isso nosso objetivo foi fazer valer o ditado: prevenir é melhor do que remediar”, explicou a psicóloga e responsável pela palestra, Lara Mendanha.
A primeira edição do movimento de “Setembro Amarelo’ surgiu em 2015, marcando o dia 10 como o dia de combate ao suicídio. A iniciativa é nacional e acontece nas mais variadas esferas de todo o País, com o intuito de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Mais informações podem ser encontradas no endereço https://setembroamarelo.org.br/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"
Rayza Fontes