07/12/2022 10h00

Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ ganha prêmio nacional por excelência nos serviços de esterilização

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, recebeu o certificado ‘Black Diamond’, que é a certificação máxima dada pela 3M. A premiação é entregue apenas às unidades hospitalares que adotam as melhores práticas na Central de Material e Esterilização (CME), o que significa uma maior segurança nos processos e a redução de riscos de infecção hospitalar.

Para a diretora geral do São Lucas, Cynthia Milanez, o prêmio é um reconhecimento da qualidade dos serviços prestados à população capixaba e fruto do empenho da gestão Aebes em aprimorar os processos e ser um modelo de boa gestão e excelência em saúde.

“Receber um reconhecimento tão importante como o ‘Black Diamond’ mostra a preocupação do hospital em oferecer o melhor serviço possível, com muita qualidade. Tendo um perfil de trauma e alta complexidade, precisamos alinhar os processos para que tudo ocorra de forma perfeita. O prêmio serviu como mais uma comprovação de que estamos no caminho certo e temos potencial para crescer e desenvolver muitos outros projetos”, disse.

A gerente das unidades clínicas e cirúrgicas da unidade, Emanuelle Vescovi, responsável pela equipe da CME, explica quais foram os principais fatores levaram a esse reconhecimento de âmbito nacional.

“Nós investimos em cumprir os requisitos da RDC-15, em treinar os funcionários dentro de guidelines internacionais e criamos melhorias nos processos, como o desmembramento de caixas, aferição de peso dos materiais antes do processo de esterilização, entre várias outras práticas. Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento e motivados para continuar apresentando os melhores resultados e oferecendo um serviço de excelência para os nossos pacientes”, afirmou.

A 3M tem um rigoroso Programa de Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização e, por meio dele, reconhece hospitais que adotam as boas práticas na Central de Material e Esterilização (CME).  “Esta é uma iniciativa pioneira da 3M, que reconhece as boas práticas que contribuem para a melhoria dos processos e para a segurança ao paciente. Nossos programas são pautados em três importantes pilares: educação contínua dos profissionais, evidências sustentadas nas recomendações, normatizações e legislações atuais e tecnologias citadas nas literaturas, que permitem o avanço no cuidado prestado aos pacientes”, comentou Érica Soliani De Luca, gerente de Especialistas Clínicos da divisão de Soluções Médicas da 3M do Brasil. 

 

Reconhecimento nacional

Para celebrar e promover um encontro, a empresa realizou, no último dia 22 de novembro, o Momento Científico e de Reconhecimento dos Programas 3M às Boas Práticas Hospitalares, com o tema central “A Cirurgia Segura no meu processo de trabalho: o que construímos até aqui?”.

O evento aconteceu na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, somente para os vencedores do certificado Diamond e Black Diamond. A enfermeira e coordenadora da CME, Eliamara Plaster, foi a representante do São Lucas no evento.

“Com o aumento da Covid-19, o evento foi desmembrado em regiões. Aconteceu simultaneamente em todo o país, em regiões diferentes. Junto conosco, do Espírito Santo, estavam os vencedores do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além do almoço participamos de uma palestra sobre cirurgia segura e, ao final, a premiação. Foi um momento de grande emoção, o hospital São Lucas foi o primeiro a ser chamado e eles disseram que foi também a primeira vez que ele recebia essa certificação máxima. Além de ser a primeira vez, foi a maior certificação, então só podemos agradecer a Deus, comemorar e pensar em crescer e consolidar ainda mais as boas práticas”, comemorou.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ (HEUE)

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.com.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard