09/09/2024 10h19 - Atualizado em 10/09/2024 16h20

Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ ganha selo de segurança do paciente pelo sistema Epimed

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, recebeu mais uma certificação de qualidade pelos serviços prestados à saúde dos capixabas: o Selo de Segurança do Paciente emitido pela Epimed Solutions, em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). A premiação é concedida às instituições que atendem aos critérios de promoção das boas práticas para a segurança do paciente ao notificarem, classificarem e tratarem os incidentes e eventos adversos conforme a legislação RDC 36/2013, com registro no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente.

A certificação é ainda mais relevante, pois este ano a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC36) está completando dez anos, um passo fundamental para estabelecer as diretrizes no cumprimento de padrões na prevenção de eventos adversos, redução de erros assistenciais e a melhoria geral dos serviços de saúde de alta complexidade.

Para receber o selo ouro foram consideradas as instituições que cumpriram os requisitos de janeiro a dezembro de 2022 e são três os principais indicadores utilizados para a concessão do selo: o percentual de notificações classificadas como “outra natureza” (que não se encaixa em critérios sistematizados) menor ou igual a 25%; a detecção precoce em um tempo médio menor ou igual a 7 dias (para tratar a intercorrência); e a investigação precoce em um tempo médio menor ou igual a 45 dias.

A coordenadora do Escritório da Qualidade do Hospital São Lucas, Ana Caroline Norberto, comemorou a premiação e reforçou a importância de valorizar a cultura e usar o sistema Epimed para verificar os processos internos e implementar melhorias nos processos. 

“É um selo importante que exige engajamento da liderança nas análises e na busca pela implementação de melhorias. Incorporar esses hábitos é fundamental para o processo de aprendizagem hospitalar e para a oferta de um serviço de assistência mais seguro e de melhor qualidade, visando uma cultura de enfatizar os processos de notificação e de resolução, que é um dos nossos focos no hospital. O sistema epimed foi implementado em 2021 e já temos dados para dizer com confiança que a cultura de segurança do paciente é sólida e forte na instituição, o que reflete no recebimento deste selo”, concluiu a coordenadora.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard