14/09/2021 17h00 - Atualizado em 15/09/2021 11h10

Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ inaugura Escritório de Altas

Com o objetivo de ampliar os cuidados com o paciente durante a internação e após a alta, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, comemora o primeiro mês de funcionamento de uma nova ferramenta de gestão: o Escritório de Altas. A objetivo do projeto é ampliar o giro de leitos, aumentando, assim, a capacidade de atendimento do hospital. 

Além das altas, a equipe do escritório cuida da comunicação da família com as secretarias municipais de saúde, facilitando a assistência e o deslocamento das pessoas. Também será realizado o processo de desospitalização dos pacientes, planejando a alta segura desde o momento da internação.

O médico e coordenador do setor, Adenilton Rampinelli, destaca que esse modelo é uma tendência atual e contribui para que os cuidados em casa sejam realizados de forma segura e com a orientação correta dos profissionais.

“O escritório de altas é uma tendência em todo sistema de saúde, uma vez que é de interesse do hospital e do paciente fazer um bom processo de desospitalização. A ideia do escritório de altas é trabalhar de forma ampla, para também diminuir risco de lesão, de infecção hospitalar, riscos emocionais por conta do isolamento, intercorrências que naturalmente podem acontecer com a internação, que embora necessária, nunca é simples e gera certos transtornos aos pacientes e familiares”, ressaltou.

Quem também enfatizou as vantagens da alta segura foi a enfermeira e coordenadora Lisandra Alves. “Quando a gente consegue realizar o tratamento de forma eficaz e agilizar o processo de alta, com todas as orientações e esclarecimentos sobre a continuidade do tratamento, é bom para o paciente, para a família e para o hospital”, explicou a coordenadora.

Outro ponto importante é o papel de elo entre o escritório e a equipe multidisciplinar do hospital, garantindo todas as informações necessárias, documentos e orientações de retornos e acompanhamento. É também uma forma de conhecer melhor a história do paciente e dar mais um passo rumo à excelência na humanização do atendimento, reforçaram os envolvidos no projeto.

Para o diretor técnico da unidade, Alexandre Bittencourt, uma ação importante que está sendo tomada é concentrar as altas no período da manhã e analisar o paciente desde a internação para avaliar, por exemplo, a necessidade de remoção dos que não são da Grande Vitória.

“Em resumo, aprimorar o processo de internação como um todo, o que vai além da alta, e trabalhar com uma equipe voltada para analisar os casos individualmente e agir de forma mais eficaz nos processos que envolvem melhoria da assistência e controle de pendência, é o que esperamos do Escritório. Com apenas um mês de funcionamento, já está apresentando grandes resultados”, completou o diretor.

 

Informações à Imprensa:

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Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

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