15/12/2021 18h00

Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ presta homenagem a profissionais no Dia do Fonoaudiólogo

A data do dia 09 de dezembro é escolhida como o Dia do Fonoaudiólogo. Na última sexta-feira (10), os fonoaudiólogos do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, foram recebidos com um café da manhã com música, fotos e balões dedicados ao dia especial da profissão.

Atuando na prevenção de doenças e na reabilitação da fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação, o fonoaudiólogo é um profissional da saúde que transita em diversas áreas. No Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, as profissionais Aidê Barcellos e Marianna Ramos cuidam dos pacientes internados para que tenham a capacidade de falar, ouvir e se alimentar de forma correta, preservadas ou retomadas. Para elas, que foram colegas de turma durante a graduação, ser fonoaudiólogo significa compartilhar conhecimentos, técnicas e amor.

“O cerne da nossa profissão é a comunicação, seja na fala ou na audição. É muito bonito ver os pacientes sendo reabilitados. Desde a faculdade, me encantei pela área de disfagia (alteração da deglutição, ou seja, do ato de engolir alimentos ou saliva) e acabei indo para o atendimento hospitalar. Já vi muitos milagres de pacientes que voltaram a comer normalmente depois de longos períodos intubados, por exemplo”, contou Marianna Ramos.

Prestes a comemorar um ano no HEUE, Aidê Barcellos contou que começou a trabalhar no hospital na véspera de Natal, o que encara como um presente, já que fez grandes amizades na instituição e teve a chance de conhecer e trabalhar com pacientes únicos.

“A fonoaudiologia foi um encontro de almas. Tinha tudo que eu queria. Meu sonho era ensinar e quando eu vi todas as áreas de atuação do fonoaudiólogo eu me apaixonei pela profissão, inclusive queria fazer de tudo. Assim que terminei a faculdade, trabalhei atendendo todas as áreas e depois migrei aos poucos para a parte hospitalar, que é um encanto. Sou muito realizada em ver o quanto podemos ajudar os pacientes a retomar as funções básicas e tão importantes como respirar corretamente, engolir, falar e ouvir”, disse Aidê Barcellos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’

Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard