07/11/2022 10h00

Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ recebe prêmio de UTI Eficiente pelo sistema Epimed

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” recebeu um importante reconhecimento pelo trabalho prestado em suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs): o certificado UTI Eficiente, concedido pelo sistema Epimed. Em todo o Brasil foram avaliados 750 hospitais e 2.000 UTIs, sendo premiadas os 143 melhores pelos resultados referentes ao ano de 2021.

Entre os critérios avaliados para receber a certificação estão: a rotatividade dos leitos, o uso eficiente dos recursos, baixo índice de mortalidade e a capacidade de resolução de eventos adversos, além de outros aspectos que medem a qualidade de uma UTI. Segundo a gerente comercial do Epimed, Juliana Grassi, que veio ao Estado entregar o certificado e parabenizar pelos resultados, é muito importante ressaltar o grande feito de um hospital público, que opera em sua totalidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estar entre os melhores do País.

“Viemos entregar o certificado e, principalmente, parabenizar o Hospital São Lucas por prestar um serviço de qualidade, com sustentabilidade, responsabilidade e muito eficiência A instituição gera os melhores desfechos, o que significa, além de um tratamento de primeira qualidade aos pacientes, uma preocupação com o giro de leitos, evitando, por exemplo, que os pacientes precisem esperar por vagas. Somente uma equipe engajada e preocupada com os processos e com a qualidade consegue obter o nível de excelência digno da certificação”, comemorou Juliana Grassi.

Para o diretor clínico e coordenador das UTIs, o médico intensivista Rodrigo Conti, receber o reconhecimento nacional é importante para que as equipes percebam o quanto todo o trabalho duro realizado no último ano foi produtivo.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho, feito com tanta seriedade, visando sempre a oferecer o melhor ao paciente. É um desafio trabalhar na rede pública. Ter o apoio da direção, da equipe médica, assistencial e equipe multidisciplinar foi essencial para nos colocar entre os melhores do país”, frisou Conti.

Quem também comemorou foi Silvane Damasceno, gerente de unidades críticas do hospital. Segundo ela, a certificação vai servir de inspiração para novos projetos, além de estimular as equipes a prosseguir realizando um trabalho digno de ser celebrado.

A conquista da certificação UTI Eficiente aconteceu durante o primeiro ano de gestão da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), que teve início, em caráter emergencial no dia 18 dezembro de 2020.

“É complexo fazer a gestão de um hospital com um fluxo tão grande de pacientes e com um perfil de urgência e emergência. No entanto, buscamos sempre superar todas os desafios e oferecer o melhor para os capixabas. O certificado é mais um exemplo de todo o esforço empreendido pelo nosso competente corpo de funcionários que não mede esforços para melhorar e crescer”, emocionou-se a diretora geral do São Lucas, Cynthia Milanez.

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ (HEUE)

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.com.br