13/11/2021 15h00

Hospital Estadual de Urgência e Emergência tem mudança de fluxo no Pronto-Socorro

Mais uma mudança no Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ foi implementada com o objetivo de tornar o atendimento mais ágil e seguro, aproveitando melhor a infraestrutura do hospital. Desde a última semana, o Pronto-Socorro passou por uma importante mudança: a entrada de ambulâncias passa a ser na área nova da Avenida Beira-Mar.

“A melhoria do fluxo torna o atendimento mais ágil e seguro. É também uma forma de ampliar a qualidade e usar a infraestrutura do hospital ao máximo. Com a mudança, a sala vermelha aumenta a sua capacidade em 20% e o grande trauma tem um local exclusivo para atendimento”, explicou a diretora geral da unidade, Cynthia Milanez.

Para o diretor técnico Alexandre Bittencourt, um dos maiores ganhos da mudança é o posicionamento estratégico do novo local, mais próximo do setor de imagem, elevador de acesso às UTIs e ao Centro Cirúrgico, além de acesso também aos pacientes que chegam do Heliponto

"As novas salas, Choque, Trauma e Vermelha estão localizadas próximo a nova entrada de ambulância com estrutura mais adequada para melhor atender aos pacientes. Além de estarem estrategicamente posicionadas mais próximo do setor de imagem, elevador de acesso as UTIs, Centro Cirúrgico e Heliponto. Entendemos que a mudança de hoje é um grande ganho para uma assistência de qualidade e humanizada, valorizando paciente e profissionais que atuam na assistência ao paciente", reforçou Bittencourt.


Hospital recebe simulação da Força Nacional do SUS
O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ recebeu quatro vítimas para receber atendimento na unidade na última quinta-feira (11). Três voluntários foram encaminhados, por meio do suporte básico do SAMU 192 e um pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer).

Os pacientes receberam o atendimento padrão do pronto-socorro: foram classificados na porta, levados para a sala de trauma ou para a sala de choque, a depender da gravidade das lesões e em seguida atendidos pela equipe médica e de enfermagem.

Os integrantes do curso, bem como os funcionários do hospital, tiveram a oportunidade de exercitar o planejamento conjunto em situações que empreguem resposta coordenada.

A coordenadora do Pronto-Socorro do hospital, Ariana Dias, participou de todas as etapas do curso e comemora a agilidade e os bons resultados no simulado.

“É um evento que visa a alinhar todas as forças nacionais em prol de um atendimento eficaz que garanta a manutenção da vida no maior número possível diante de uma situação catastrófica com múltiplas vítimas. É emocionante apoiar sendo referência no atendimento e contribuindo com todos os esforços da Força Nacional SUS”, contou a profissional.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br         

 

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’
Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.com.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard