Hospital Dr. Jayme recebe alunos que vão cursar disciplinas práticas

A volta às aulas movimentou o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Cerca de 120 alunos dos cursos de Nutrição e Medicina receberam as boas-vindas da unidade, onde vão cursar os períodos de internato e as disciplinas obrigatórias. Como estarão integrados ao corpo funcional do hospital, os estudantes começaram o ano letivo participando do Treinamento de Integração de Novos Colaboradores.
Os treinamentos são ministrados por alguns setores da instituição como o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o Escritório da Qualidade, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e o setor de Comunicação.
Para o Centro de Ensino e Pesquisa, setor responsável pelas atividades acadêmicas desenvolvidas no Hospital Dr. Jayme, esse momento é importante para a ambientação dos alunos.
“Hoje, reunidos, temos alunos do 3º ao 12º períodos de Medicina, além de 7º e 8º períodos de Nutrição de diferentes faculdades. Alguns são vinculados à Multivix, outros à Católica de Vitória Centro Universitário e também à Universidade Federal do Espírito Santo. São culturas acadêmicas e formações distintas adentrando em um ambiente novo, por isso, esse encontro é tão importante”, disse o coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa do hospital, Alexandre Maulaz.
O internato hospitalar corresponde, geralmente, aos últimos dois anos do curso de graduação em Medicina. O aluno participa de um estágio na unidade de saúde para acompanhar as disciplinas básicas do curso: saúde coletiva, saúde materno-infantil, ginecologia e obstetrícia, clínica geral, cirurgia geral, clínica especializada e pediatria. Já no curso de Nutrição, algumas matérias do currículo são obrigatórias e devem ser praticadas em ambiente hospitalar.
Alexandre Maulaz explicou aos alunos as principais questões acadêmicas e normatizações do hospital, e lembrou aos estudantes que esse é o momento de atividades eminentemente práticas. “O internato nada mais é do que um estágio obrigatório. A prática intensa e contínua de tudo o que vocês aprenderam em sala de aula até agora, mas com um detalhe, sempre sob supervisão docente”, destacou Maulaz.
Ensino e Pesquisa
A Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, acredita que a formação de novos profissionais e a prática acadêmica são fundamentais para agregar novos valores à saúde. Por isso, mantém parceria com a Multivix, a Católica de Vitória Centro Universitário e Universidade Federal do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado da Saúde.
“Com a parceria, todos saem ganhando. Os alunos ganham por contarem com uma formação baseada em evidências e por terem à disposição uma excelente estrutura, com profissionais extremamente capacitados, e a instituição, que incentiva o ensino e a pesquisa por meio do internado, da residência médica, da produção científica e, principalmente, da humanização da saúde”, avaliou o diretor-geral do hospital, Rogerio Griffo.
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643