17/11/2016 11h49 - Atualizado em 17/11/2016 11h50

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves segue para nova recertificação

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, é certificado ONA nível II – Acreditação Plena – e ISO 9001:2008 desde o segundo ano de funcionamento, ou seja, desde meados de 2014. Isso significa que a instituição passou por processos de avaliação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e da Organização Internacional para Padronização (ISO) que auditaram todos os setores da unidade verificando fluxos, estrutura física e qualidade dos serviços prestados. 

“Os auditores percorreram todas as áreas, analisaram documentos, observaram os fluxos implantados, vivenciaram o nosso dia a dia e constataram que a unidade dispunha de qualidade técnica e assistencial, bem como garantia de segurança aos pacientes. O resultado não poderia ser diferente diante do esforço e dedicação dos nossos colaboradores”, explicou o diretor geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Rogerio Griffo. 

No Espírito Santo, apenas sete instituições de saúde possuem acreditação, sendo o Hospital Estadual Dr. Jayme, na atualidade, o único da rede pública de saúde. Para o diretor geral, a unidade está pronta para novos desafios. “Obter o certificado era uma das metas prioritárias da nossa administração e, no prazo estipulado por nós, dois anos, conseguimos. Mas não paramos por aí, estamos nos preparando para a recertificação ISO que acontece no final do mês de novembro e, para o início de 2017, vamos buscar a certificação ONA nível III – Acreditado com Excelência”, explica Griffo. 

O certificado, considerado um dos mais desafiadores da área da saúde traz uma cobrança ainda maior. A princípio, para uma instituição ser acreditada ONA nível III, ela precisa, automaticamente, atender aos níveis 1 e 2, além dos requisitos específicos do terceiro nível, demonstrando maturidade profissional, consistência na gestão das atividades assistenciais, aprimoramento dos resultados do cuidado, afirmando assim o comprometimento com a excelência. 

“A grande diferença está justamente na cultura de qualidade. Precisamos demonstrar que a busca por melhorias é uma constante”, destacou a gerente do Escritório da Qualidade, Tatiana Furtado. 

Auditorias

No final do mês de novembro, os auditores voltam ao hospital para verificar e comprovar se a unidade atende os requisitos para obtenção da acreditação ISO 9001:2008. E para o próximo ano, o desafio é ainda maior: a instituição busca a certificação ONA nível III – Acreditação com Excelência. 

Escritório da Qualidade 

A implantação de fluxos, o aprimoramento de processos e melhorias contínuas no ambiente que garantam mais qualidade assistencial e segurança do paciente são ações capitaneadas pela equipe do Escritório da Qualidade. No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o setor é formado por profissionais de enfermagem, farmácia e biologia engajados no desenvolvimento profissional das equipes, no gerenciamento de recursos e, é claro, no reconhecimento da instituição. 

“São profissionais extremamente capacitados que se preocupam e se esforçam em busca de melhorias contínuas”, elogiou o diretor geral, Rogerio Griffo. 

Melhoria inclusive profissional. A gerente, a enfermeira e a farmacêutica do gerenciamento de riscos do Escritório da Qualidade do Hospital Dr. Jayme participaram, recentemente, do 2º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde. O encontro, que aconteceu em São Paulo, teve a participação de profissionais de saúde e de gestão da qualidade de todo o país e foi promovido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

Para o evento, 160 trabalhos foram inscritos para concorrerem ao Prêmio Melhores Práticas. Desses, 50 foram selecionados e apresentados durante o seminário, incluindo, o trabalho desenvolvido no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves: “Implantação do Time de Resposta Rápida (TIRR) como ferramenta para segurança do paciente”. 

“Foi uma experiência única. Participar de um encontro com profissionais de todo o país e ainda apresentar o trabalho que desenvolvemos, além de saber que outras instituições estão observando é de uma satisfação muito grande”, finalizou a gerente do Escritório da Qualidade, Tatiana Furtado.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

Foto: Comunicação/HEJSN

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard