Hospital Estadual Roberto Silvares faz primeira captação de córneas

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, realizou a primeira captação de órgãos e tecidos deste ano às 4h30 da madrugada desta quinta-feira (31). O trabalho foi conduzido pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do hospital.
Foram captadas as córneas de uma mulher de 35 anos que teve morte encefálica confirmada após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico. Os tecidos captados foram encaminhados para o Banco de Olhos – que funciona no Hospital Evangélico de Vila Velha – para serem processadas e ficarem à disposição para serem transplantadas.
O médico Fábio Furlin, coordenador da CIHDOTT, falou em nome da equipe e afirmou que esse é um trabalho muito recompensador. “Traz uma satisfação pessoal muito grande. A gente fica muito feliz com a atitude das famílias que, mesmo diante de uma dor que é tão grande, conseguem enxergar a oportunidade que elas têm nas mãos de ajudar outra família que vive o outro extremo da dor”, comentou.
Atualmente, a CIHDOTT do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares conta com dez profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. O hospital é a principal referência em atendimento público de urgência e emergência da região Norte do Espírito Santo.
“Nossa equipe está de parabéns por esse trabalho. Essa captação é resultado do esforço para melhorarmos nossos processos hospitalares, melhorarmos a assistência aos nossos pacientes e cumprirmos nossa missão de salvar vidas”, disse o diretor-geral do Hospital Roberto Silvares, Allan Jacqueson Barbosa Lobo.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643