29/10/2018 16h52 - Atualizado em 29/10/2018 16h53

Hospital Estadual São Lucas desenvolve projeto com orientações de cuidados após a alta hospitalar

A reabilitação do paciente é um processo que vai além dos cuidados hospitalares, e, muitas vezes, o apoio familiar faz uma diferença importante na recuperação de quem está em tratamento.

Essa percepção motivou a criação de uma iniciativa de humanização do atendimento, que busca envolver a família nos cuidados dedicados ao paciente atendido no Hospital Estadual São Lucas, em Vitória. A proposta, denominada assistência compartilhada, vem sendo colocada em prática no hospital desde maio deste ano. Próximo ao leito dos pacientes internados nas enfermarias é fixada uma placa, com metas de cuidados relacionados à alimentação, incluindo restrições alimentares; a cuidados assistenciais, como banho e curativos; a mudança de decúbito, para evitar feridas; além do nome do familiar que receberá todas as orientações quando o paciente estiver próximo da alta hospitalar.

“A intenção é garantir que as orientações médicas e da equipe multidisciplinar sejam seguidas durante a reabilitação para que, quando o paciente receber alta, a família tenha segurança em continuar o tratamento em casa, sem necessidade de uma nova internação”, explicou Ivens Guimarães, coordenador de Enfermagem das Unidades de Internação.

Há 55 dias, a artesã Lídia Caetano Alves acompanha o marido no hospital, depois de ele ter parte da perna esquerda amputada, por conta de problemas relacionados a diabetes. “Recebo orientações sobre banho, curativo e, inclusive, sobre as restrições alimentares, por conta da saúde dele. Achei importantíssimo, pois como tudo é novo, a gente quer fazer certinho quando chegar em casa”, contou a artesã.

No caso do esposo de Lídia, foram envolvidos os profissionais de Enfermagem, Serviço Social, Nutrição e Fisioterapia, que orientam sobre curativo, alimentação e o processo de reabilitação motora, devido à amputação.

Para o diretor Assistencial, Rosialdo Lobato, o projeto Assistência Compartilhada reforça a humanização e a comunicação do hospital, que busca unir profissionais de saúde e famílias na reabilitação dos pacientes. “As equipes estão dispostas a contribuir com a recuperação do paciente, mesmo ele já estando em casa. Nossa intenção é envolver e ajudar essas famílias no processo de recuperação dos entes queridos”, afirma o diretor.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual São Lucas

E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

Tel: (27) 3194-0122

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard