23/10/2025 13h00

Hospital Estadual Sílvio Avidos investe em iniciativas humanizadas voltadas a pacientes e funcionários

No Hospital Estadual Sílvio Avidos (HMSA), em Colatina, o atendimento ultrapassa o aspecto técnico, abrangendo também o acolhimento. Com o objetivo de tornar cada fase do atendimento mais humanizada, o hospital tem investido em iniciativas que promovam o bem-estar emocional tanto dos pacientes quanto dos funcionários.

Um dos projetos mais recentes é o ‘Kit Passatempo Terapêutico’, criado pela equipe de Psicologia, cujo objetivo é reduzir a ansiedade e estresse de pacientes internados. A equipe oferece um caderno de atividades com pintura, palavras-cruzadas, caça-palavras e jogos de lógica entregue junto a uma caixinha de giz de cera para colorir e lápis para responder às atividades.

A supervisora da equipe de Psicologia, Carla Lambert, destacou os diversos benefícios do kit aos pacientes. “O Kit Passatempo Terapêutico funciona como uma forma de entretenimento para pacientes internados, especialmente aqueles em isolamento ou com longos períodos de internação, promovendo momentos de lazer e estímulos cognitivos que favorecem o bem-estar durante o tratamento”, explicou a profissional.

O projeto vem sendo implementado em leitos de isolamento da Unidades de Internação e das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), ajustado de acordo com a condição clínica e cognitiva de cada paciente. Para Valdir Leite Gandra, paciente internada no HMSA, o kit tem sido valioso. “É muito bom! Tem ajudado muito na minha recuperação e a manter minha cabeça ocupada. Pedi até para meus familiares trazerem mais lápis de cor. Já acabei o meu e quero mais”, afirmou.

Para a equipe de Psicologia, o projeto representa a concretização de ações que já vinham sendo realizadas na unidade. “Tudo começou de forma simples, com a entrega de caça-palavras e desenhos impressos em folha comum a pacientes psiquiátricos. Com o tempo, percebemos o impacto positivo e passamos a estender a iniciativa também aos pacientes em isolamento, que costumam passar longos períodos sozinhos. Com o apoio da gestão, conseguimos aprimorar o projeto e temos visto resultados muito gratificantes”, contou Natália Zaniboni Ferrari, psicóloga no HMSA e uma das idealizadoras da iniciativa.

Humanização para colaboradores

A humanização no HMSA vai além dos pacientes. Iniciativas voltadas ao cuidado com quem cuida têm reforçado a importância do bem-estar dos colaboradores. Nesse contexto, dois projetos se sobressaem na unidade, o “Multiplicar” e o “Cuidando de Quem Cuida”.

O Projeto ‘Multiplicar’ promove acolhimento e valorização dos profissionais, além de fornecer orientações práticas sobre bem-estar, incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e engajar as lideranças no suporte às suas equipes.

Segundo a propositora do projeto e supervisora do Desenvolvimento e Treinamento no HMSA, Grasiely Silva, o projeto tem gerado bons resultados. “É gratificante ver o propósito do projeto se tornando realidade. Tenho recebido relatos de colaboradores que estão adotando práticas de autocuidado, compartilhando aprendizados com familiares e buscando apoio quando necessário. É sobre cuidar de quem cuida”, afirmou Grasiely Silva.

Já o Projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’ oferece escuta e suporte psicológico gratuito e sigiloso, com até três sessões iniciais, com o objetivo de reduzir o estresse e a ansiedade dos colaboradores. A iniciativa é da equipe de Psicologia, que se organiza para realizar os atendimentos e promover um espaço acolhedor.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Comunicação iNOVA Capixaba

Luan Ribeiro / Giuliana Pedrini / Henrique Alves / Vinícius Gusmão / Anna Beatriz Figueiredo

comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard