13/08/2021 17h05 - Atualizado em 15/08/2021 10h08

Hospital Infantil de Vitória completa 88 anos

O maior e mais tradicional hospital destinado ao atendimento de crianças no Espírito Santo, o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG)  comemora 88 anos neste domingo (15).  Ambiente de tantas histórias de superação, em todos esses anos a unidade marcou a vida de muitos pacientes. Creide de Assis Oliveira é mãe de Eliel de 13 anos e Celumiel de 9 anos. Ambos fazem tratamento no HINSG desde os 5 anos de idade, por conta de uma doença rara chamada Osteogênese Imperfeita, ou Ossos de Vidro, que é caracterizada pela fragilidade dos ossos que acabam sofrendo fraturas de repetição, muitas vezes sem motivos aparentes.

Segundo Creide, uma assistente social a ajudou a descobrir a motivação das fraturas de seu filho mais velho e a partir disso, sua vida mudou. “O Hospital Infantil tem me tratado com um carinho muito especial. Os meninos até gostam de ir ao hospital. Não tenho do que reclamar, eu moro longe, em Guarapari, e a assistente social me trata com maior carinho e os enfermeiros também. Ao invés de ir ao hospital sofrendo, meus meninos vão felizes da vida para lá. Eles se preocupam com a gente. Até aqueles médicos que já se aposentaram se preocupam, pensamos até que nem queríamos que fossem embora, porque fazem muita falta”.

A diretora geral do hospital, Thais Regado, falou sobre seu sentimento especial pelo hospital. “Trabalhar no HINSG é uma mistura de sentimentos: alegria, dor, empatia, esperança e sobretudo, um estado permanente de fé. Todos os dias, oro a Deus ao entrar no Hospital, por saber que fui escolhida para trabalhar, com o simples propósito ajudar a salvar vidas. Aliás, desde o servidor mais simples até o mais graduado, todos estão empenhados em salvar vidas. Poder trabalhar numa instituição que atende à demanda da população que busca no SUS a fonte de esperança e dias melhores é, inegavelmente, o grande diferencial para mim. Cada paciente no HINSG é único e todos, de igual maneira, importantes em nossas vidas. Cada servidor, prestador de serviço, fornecedor e voluntário é responsável pelo sucesso ao longo desses 88 anos de existência do HINSG.”

O Hospital que traz esperança para tantas crianças foi aberto ao público em 15 de agosto de 1933, e seu fundador, Moacyr Ubirajara, foi o único diretor e médico da instituição durante 20 anos. Só a partir de 1964, o hospital passou a desenvolver atividades de ensino, por meio de um convênio com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, atualmente Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

 

Referência

O HINSG integra a Rede Estadual de Saúde, como hospital geral, na prestação de serviços de Urgência e Emergência pediátrico e de atividade hospitalar e ambulatorial de alta e média complexidades, sendo referência para pediatria clínica geral e especialidades, cirurgia pediátrica, oftalmologia, oncologia, cirurgia bucomaxilofacial, neurocirurgia, cirurgia torácica não oncológica, cirurgia vascular, urologia, cirurgia plástica em queimados.

A unidade também oferece programas de referência de fibrose cística, DST/AIDS, asma grave, osteogênese imperfecta, violência sexual, fenda palatina, AME e Onco-Hematologia, além de consultas especializadas em cirurgia pediátrica, neurocirurgia e neurologia, cardiologia, nefrologia, pneumologia, ortopedia e traumatologia (incluindo escoliose grave), doenças infecciosas, gastroenterologia, genética médica, endocrinologia, dermatologia, imunologia, alergia e gastrostomia.

Um novo perfil para a grade hospitalar vem sendo inserido e está em fase de contratação: a especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço benigno para o HINSG.

 

Perfil

O atendimento do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória está dividido. O Pronto Socorro e o setor de oncologia, funcionam, hoje, nas instalações do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória. Na unidade oncológica do HINSG, de janeiro a junho de 2021, foram atendidos no Hospital Dia, 2.279 pacientes, sendo a média de 18,30 pacientes por dia. No ambulatório de Onco-hematologia foram atendidos 5.610 pacientes por dia, tendo a média de 935 pacientes ao mês.

Em 2021 (até 31/07) já foram realizadas 2838 cirurgias – um aumento de 56,37% em relação ao mesmo período do ano passado.

O hospital disponibiliza 36 leitos cirúrgicos. São 1.325 servidores da área da saúde. Os locais de internação como as enfermarias, Semi Intensiva, Terapia Intensiva Pediátrica, Terapia Intensiva Neonatal; em 2020, teve o total de 6.473 internações e atualmente o número de internações foi de 5.518.

 

Sobre Onco Hematologia

Uma das principais referências do hospital é o Núcleo de Trabalho em Onco-Hematologia (NT-OH/HINSG) que tem 35 anos de existência. A Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Onco-Hematologia (UNACON) é responsável por diagnosticar, estadear e determinar a modalidade de tratamento da doença, como cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Por meio de suas ações interdisciplinares e com a assistência centrada no paciente e na família, o NTOH procura seguir as diretrizes das políticas nacionais e melhores práticas nacionais e internacionais para o cuidado e o manejo desses pacientes em todo o continuum do tratamento, inclusive com Cuidados Paliativos proporcionais.

A unidade disponibiliza 15 leitos de alta rotatividade, com boxes isolados, funcionando 12 horas diariamente, inclusive finais de semana e feriados para quimioterapia, atendimento clínico ambulatorial e transfusões de hemoderivados. Além disso, a enfermaria tem 19 leitos em funcionamento, sendo três de isolamento e um para pacientes em cuidados em final de vida.

O Núcleo de Trabalho em Onco-Hematologia tem especialidades em Cirurgia Torácica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Endócrino, Geneticista, Neuro Cirurgião, Ortopedia Onco, Oncologia, Hematologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia
Estagiária: Júlia Paranhos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard