28/02/2019 09h40 - Atualizado em 28/02/2019 09h45

Hospital Infantil de Vitória forma a 42ª turma de residentes

O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, entregou, na manhã da última sexta-feira (22), o diploma de conclusão do Programa de Residência Médica para 25 médicos da 42ª turma de residentes. A cerimônia de encerramento do curso aconteceu no auditório do hospital, em Santa Lúcia, e reuniu também profissionais que atuam na unidade hospitalar e familiares dos médicos residentes.

Ao todo, 20 médicos concluíram a residência em Pediatria; três finalizaram a residência em Infectologia Pediátrica; um concluiu a residência em Medicina Intensiva Pediátrica e um finalizou a residência em Pneumologia Pediátrica. A partir de 2019, serão disponibilizadas 16 vagas para Pediatria Geral, cujo programa passa a ter duração de três anos. Para Medicina Intensiva Pediátrica (MIP) e Pneumologia Pediátrica (PP) são duas vagas cada e três vagas para Infectologia Pediátrica (IP).

Para o coordenador-geral da Comissão de Residência Médica e supervisor do Programa de Residência em Medicina Intensiva Pediátrica do HINSG, o médico Antônio Lima Netto, a atuação do pediatra é relevante e imprescindível no processo global de atenção à saúde da população.

“O pediatra compõe, junto com outros profissionais de saúde, uma equipe interdisciplinar para a atenção à saúde da criança, tanto do ponto de vista de prevenção de doença, quanto da promoção de saúde e do cuidado aos agravos da saúde, caso ocorra”, explicou.

O subsecretário para Assuntos de Regulação e de Organização da Atenção à Saúde, Tadeu Marino, também esteve presente na cerimônia. Pediatra de formação e residente do HINSG, Marino parabenizou os médicos formandos e elogiou o programa. “Ficamos muito felizes que o Infantil de Vitória, há mais de 40 anos, é um grande provedor de especialistas de muita qualidade do Espírito Santo, mas não só aqui na região da Grande Vitória, como em todo o Estado”, disse.

O subsecretário também reafirmou a prioridade do governo Casagrande e da nova gestão de Saúde em trabalhar a inovação na pasta. “Vamos trabalhar e atuar fortemente na questão da formação e educação, principalmente na formação de médicos residentes de saúde da família”.

A cerimônia de encerramento do Programa de Residência Médica também contou com a presença do diretor-geral do HINSG, Nélio dos Santos, e da subsecretária de Estado de Gestão Estratégica e Inovação, Quelen Silva.

Participaram também da cerimônia a supervisora da Pneumologia Pediátrica, Flávia Miguel Vervloet Gava; a supervisora da Infectologia Pediátrica, Sandra Fagundes; a supervisora da Pediatria, Viviane Damas; a presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM), Penha Zago; e o presidente da Sociedade Espírito-Santense de Pediatria (SOESPE), Rodrigo Aboudib Pinto Ferreira.

 

“Já trabalhei catando latinha e como estátua viva. Hoje sou pediatra”

Entre os 25 formandos no Programa de Residência Médica do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), uma história se destaca das demais: é da, agora pediatra, Lunielle da Cruz Caldeira, de 25 anos. Orgulhosa de todo o caminho que trilhou até hoje, Lunielle é a primeira da família a ter um diploma.

“Já trabalhei de tudo um pouco para poder ajudar e sustentar a minha família. Já catei latinha, sururu, já fui estátua viva. Mas sempre soube que queria ser pediatra e nunca desisti”, revela.

A jovem médica estudou por dois anos em cursinhos de projetos sociais e teve a aprovação que tanto sonhou aos 17 anos na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Nos seis anos de Medicina, ela voltou a um dos cursos para dar aula de Biologia.

 

Hoje, além de compartilhar com toda a família mais uma etapa de conquista na profissão, Lunielle está de mudança para a capital paulista para mais uma etapa do sonho: foi aprovada na residência de Neurologia Pediátrica, no Hospital Santa Casa, em São Paulo.

“Foi uma concorrência muito grande, mas venci mais uma etapa. Eu vou embora, mas um pedaço do HINSG estará dentro de mim. É a minha casa do coração”, contou emocionada. Lunielle ainda ressaltou que a escolha pela Pediatria se deu pela parte social: “Do cuidado com as crianças e de tentar fazer a diferença na vida das pessoas”.

 

Programa de Residência Médica do Infantil de Vitória


Há 42 anos o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) oferece o Programa de Residência Médica, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O programa capacita médicos para atuar com o público infanto-juvenil.

Nessas quatro décadas o HINSG já formou, segundo supervisor do Programa de Residência em Medicina Intensiva Pediátrica, o médico Antônio Lima Netto, aproximadamente 817 médicos residentes.

Além de Pediatria Geral, estão credenciados também o Programa de Residência Médica (PRM) para Medicina Intensiva Pediátrica (MIP), Pneumologia Pediátrica (PP) e Infectologia Pediátrica (IP).

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard