Hospital Infantil e Maternidade de Vila Velha realiza Semana da Criança

Brincar é uma prática muito importante para as crianças, mais ainda quando elas estão internadas. Por isso que o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) não deixará passar em branco um momento mais do que especial para os pequenos, o Dia das Crianças, comemorado na quarta-feira (12). Eles vão ter uma semana inteira de atividades lúdicas e lanches diferentes do que costumam comer durante a internação, como pipoca, sorvete, cachorro-quente e algodão-doce.
A Semana da Criança está recheada de atividades. A programação começa na segunda-feira (10) e segue até sexta-feira (14). Vai ter contação de histórias por adultos caracterizados de bonecos, sessão cinema, grupo de animação com palhaços, entrega de brinquedos, oficina de arte, tudo para colocar um sorriso no rosto das crianças.
“Na internação, a brincadeira colabora no processo de adaptação da criança à realidade difícil que ela está vivendo. Ajuda a extravasar as emoções, a controlar o estresse e dá a ela a possibilidade de se reinventar. A brincadeira está presente quase que diariamente no dia a dia do hospital com a Classe Hospitalar e outros projetos desenvolvidos aqui, mas com a Semana da Criança o trabalho adquire um jeito diferente por ser um momento naturalmente especial”, comenta a chefe da Gerência Socioterapêutica do Himaba, Carolina Dell´Orto e Silva.
As atividades serão realizadas sempre a partir das 14 horas. Algumas acontecerão na sala do projeto Classe Hospitalar e outras no pátio interno do hospital. O espaço, a céu aberto, é uma área onde tem grama, árvores e banquinhos, e receberá uma decoração especial para receber a criançada.
Voluntários
A servidora Neuza Veloso, responsável pela organização do evento, ressalta que tudo será realizado com o apoio de voluntários, entre eles membros da Sociedade Amigos do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (SAHABF), que também atua no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha; e pessoas ligadas a instituições religiosas, como a organização não governamental Jardins Cultivando Vidas (JVC), da Igreja Presbiteriana de Jardim Camburi, que coordena o serviço de capelania do Himaba, e fiéis da Igreja Graça e Paz, que vão levar a Boneca Gracinha e sua Turma para alegrar os pequenos. Também instituições de ensino como o Centro Educacional Leonardo Da Vinci, que doou brinquedos.
Quem também vai curtir a Semana da Criança são os acadêmicos de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) que atuam no Himaba. Eles, que estão todos os dias no hospital aprendendo a atender as crianças, também vão quebrar a rotina e vivenciar um momento diferente junto com os pequenos.
As atividades da Semana da Criança vão alcançar os pacientes da Pediatria e do Pronto-socorro, além das mães e dos pequenininhos da Maternidade, da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) e da Unidade de Tratamento Infantil Pediátrico (Utip).
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.esgov.br
Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-27