28/04/2016 11h08 - Atualizado em 28/04/2016 11h05

Hospital Jayme Santos Neves encerra programação do mês dedicado à saúde  

A programação elaborada para o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril, foi ampliada com atividades para o mês inteiro no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Em um primeiro momento, treinamentos e capacitações foram realizados nos diversos setores do hospital levando em conta os cuidados com a saúde. A programação foi pensada de forma a atualizar os profissionais e estimulá-los na busca pela prevenção diária.

“Buscamos atividades diferentes, neste ano, e conseguimos aliar a prática diária da assistência com a busca pela prevenção, que é, na verdade, a melhor forma de manter o corpo e a mente saudáveis. Com o fim dos treinamentos, fomos a campo para multiplicar a informação”, explicou a coordenadora de Projetos Sociais do hospital, Marta Santos Almeida.

As atividades de campo marcaram o encerramento da programação. No pátio interno da unidade, vários grupos de profissionais e de estudantes de medicina que cursam internato na instituição se dividiam para atender o público presente. Eram pequenos núcleos montados com funções distintas, mas que juntos integravam os principais cuidados com a saúde. Quem participou do evento teve acesso a serviços de saúde e pode esclarecer dúvidas. 

A visitante Andreia de Almeida, de 43 anos, foi ao hospital para acompanhar a alta do irmão que estava internado e aproveitou para aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia. “Fiquei muito feliz com essa ação. Normalmente, ambientes hospitalares são frios e pouco aconchegantes, aqui me senti muito bem”, disse a aposentada.

Já o funcionário do Núcleo Administrativo João Francisco Medina, de 22 anos, recebeu orientações nutricionais. “Passei por todas as etapas e o que me chamou mais atenção foram as orientações nutricionais. Passar o dia todo fora de casa acaba comprometendo nossa alimentação, com as dicas talvez fique mais fácil”, disse.

A disposição das equipes foi pensada para integrar os grupos. Logo na entrada, a pessoa podia aferir pressão arterial e fazer o teste de glicemia. Em seguida, era encaminhada para o setor de nutrição. As profissionais faziam o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e aproveitavam para conversar e apresentar as orientações nutricionais.

Psicólogos e assistentes sociais também estavam prontos para atender as pessoas que sentissem necessidade de apoio ou para orientar sobre onde procurar ajuda se precisassem de algum tratamento. Em seguida, o preparador físico já aguardava para alongamento, correção de postura e informações sobre atividade física.

“É sempre bom sair da rotina com esses eventos. Queremos sempre que funcionários, pacientes, acompanhantes e visitantes se sintam acolhidos na instituição. Só hoje, mais de 500 pessoas foram atendidas. Aos poucos a prevenção ganha força, só precisamos insistir”, refletiu o diretor-geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Rogerio Griffo.

 

 

 Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245

comunicacaohejsn@gmail.com

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard