Hospital Roberto Silvares inicia operações de novo centro cirúrgico

O novo centro cirúrgico do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, inaugurado no último dia 09, já entrou em operação e realizou as primeiras cirurgias em usuários que aguardavam por procedimentos eletivos. As atividades tiveram início na última sexta-feira (10).
"As primeiras cirurgias no novo centro já estão acontecendo, gerando uma melhor qualidade aos profissionais de saúde que estão operando no hospital e gerando, com certeza, uma melhor qualidade nas cirurgias para os nossos pacientes", comemorou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
A obra, de 1.193 metros quadrados realizada em área anexa ao prédio já existente do hospital, teve investimento de R$ 16 milhões e contemplou a construção de cinco novas salas de cirurgia de grande porte (com 36 metros quadrados cada), ampliando de quatro para nove salas. Com isso, a capacidade de realização de procedimentos cirúrgicos irá aumentar em 25%, com previsão de realização de até 8 mil cirurgias por ano.
O primeiro procedimento cirúrgico realizado no novo centro foi a cirurgia vascular para o tratamento de varizes de Cenira Dally da Rocha, de 80 anos. Moradora de Jaguaré, a aposentada ficou feliz em saber que seria operada na nova estrutura. “Me sinto abençoada por Deus”, expressou.
Já o segundo procedimento, realizado também na tarde de sexta-feira (10), foi para a correção de uma hérnia umbilical de Jeferson Jesus Araújo, de 19 anos, que nasceu com a condição. “Sinto muita dor e espero viver melhor depois da cirurgia. Estou ansioso, mas saber que faria a cirurgia no centro cirúrgico me deixa mais tranquilo e seguro”, contou o jovem.
Além dos usuários, o início das atividades também foi celebrado pelos trabalhadores da saúde que atuam na unidade. A referência Técnica (RT) do Centro Cirúrgico do HRAS, a enfermeira Renata Brunelli Galveas, explicou que a estrutura possibilitará a realização de cirurgias mais complexas e a ampliação do atendimento de pacientes com segurança e qualidade de trabalho. “O Centro Cirúrgico segue todas as normativas e garantem que os procedimentos serão realizados com segurança. Como servidores, nós sentimos uma felicidade extrema por prestar nosso serviço com essa estrutura de trabalho”, relatou.
Novo Centro Cirúrgico
Nas novas instalações, serão realizadas de cirurgias eletivas e urgência/emergência nas especialidades de: cirurgia geral, cirurgia ortopédica, neurocirurgia, cirurgia urológica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular, cirurgia em coloproctologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia torácica, cirurgias otorrinolaringológicas, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica e cirurgias endoscópicas.
O Centro Cirúrgico também conta com sala para recuperação pós-anestésica com oito leitos; área de preparo de vestiário para pacientes eletivos, com capacidade para quatro leitos; sala de acolhimento de familiares; área de repouso com copa e vestiários para a equipe assistencial; posto de enfermagem; e farmácia satélite.
Com o investimento também foram construídos uma Central de Material Esterilizado, com áreas de recepção, descontaminação e separação de materiais, preparo e esterilização, incluindo sala para desinfecção química, armazenamento e distribuição de materiais esterilizados; área administrativa; uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dimensionada para atender toda a demanda do hospital; e o paisagismo.
Sobre o HRAS
O HRAS é referência para 29 municípios da região Central-Norte do Espírito Santo, com população estimada de 687 mil habitantes.
O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS) tem 232 leitos totais, sendo 190 leitos operacionais, e é referência em clínica médica adulto e infantil, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia vascular, psiquiatria, ortopedia, cirurgia bucomaxilofacial, além de ofertar atendimento com otorrinolaringologista e urologia.
A unidade realizou, durante o ano de 2024, 91.052 atendimentos – com média de 7.587 atendimentos mensais. No mesmo período, foram realizadas 12.058 internações. De janeiro a novembro, foram realizadas 5.702 cirurgias no HRAS.
Parte do investimento da Secretaria da Saúde (Sesa) para o aumento de cirurgias no Espírito Santo, o HRAS recebeu – no primeiro semestre de 2024 - três torres de videocirurgia e instrumentos para as cirurgias por vídeo para equipar o centro cirúrgico, com investimento de R$ 1.447.526,65.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
luizamarcondes@saude.es.gov.br