25/05/2018 12h33 - Atualizado em 25/05/2018 12h35

Hospital São Lucas inicia segunda fase do programa de lideranças

O Hospital Estadual São Lucas, localizado no bairro Forte São João, em Vitória, deu início a segunda etapa do Programa de Desenvolvimento de Lideranças – Semear II. O primeiro encontro com os gestores das áreas assistencial e administrativa do hospital aconteceu nesta quinta-feira (24).

Iniciado no ano passado, o programa Semear tem como objetivo abordar assuntos ligados ao autoconhecimento, como ferramenta de desenvolvimento, líder e sua equipe, motivação, gestão de tempo e comunicação.

A analista de Recursos Humanos e responsável por conduzir as atividades, Ariela Tessarolo Almeida, explicou que nesta segunda etapa do Semear os gestores do Hospital Estadual São Lucas vão desenvolver atividades a partir dos resultados obtidos na primeira fase do programa, somadas às avaliações de desempenho e Pesquisa de Clima Organizacional.

“O objetivo final é tornar o papel de liderança efetivo para obter resultados concretos e alinhados à estratégia da organização, fortalecendo as atitudes de liderança a partir de mudanças comportamentais para tornar o gestor um agente de mudança, tanto para um clima e ambiente favorável quanto a um impacto direto ao colaborador, com orientação para o desenvolvimento pessoal e organizacional”, afirmou.

Desenvolvimento de talentos

Enfermeiros, farmacêuticos, supervisores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, líderes de hotelaria e nutricionistas vão iniciar a primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Cultivar. A dinâmica do programa é uma extensão do Semear II.  A primeira turma vai iniciar no dia 18 de junho.

A diretora administrativa e financeira do hospital, Adriana Morais, explicou que os dois programas foram criados com intuito de ampliar o desenvolvimento dos profissionais, visando um atendimento de qualidade para os usuários que buscam atendimento no Hospital Estadual São Lucas.

“Os programas foram desenvolvidos com a finalidade de promover crescimento profissional, a partir da gestão de talentos. Nossa proposta é estimular entre os profissionais o aprimoramento das suas atividades e torná-los habilitados para lidarem com os desafios e no aperfeiçoamento dos processos de trabalho, com foco em resultados coletivos”, pontuou Adriana. 

O coordenador de enfermagem das unidades de internação (enfermarias), Ivens Guimarães Soares, é um exemplo de talento desenvolvido na instituição. Há aproximadamente dois meses, o enfermeiro recebeu uma promoção no Hospital Estadual São Lucas e passou a liderar 157 pessoas, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros.

“Liderar pessoas é uma tarefa que requer disciplina, organização e equilíbrio, pois são comportamentos distintos. Estar inserido neste programa é uma oportunidade de autoconhecimento e de mudanças, focado na entrega de resultados em equipe”, disse.

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual São Lucas

E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

Tel: (27) 3194-0122

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard