22/08/2025 09h06

Hospital ‘São Lucas’ investe em treinamento de segurança digital

O setor de Tecnologia da Informação (TI) do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, promoveu um treinamento voltado aos funcionários sobre segurança da informação, com foco no combate ao phishing — um tipo de ataque cibernético que usa mensagens falsas para enganar as pessoas a revelar dados confidenciais ou a baixar programas que corrompam os arquivos. A capacitação foi realizada no auditório do hospital, nos dias 07 e 08 de agosto, e contou com a participação de 93 colaboradores de diferentes setores.

A ação, considerada um sucesso pelo número de participantes, deve acontecer em outras datas até o final do ano, possibilitando que todos os funcionários sejam treinados e levem os ensinamentos sobre segurança digital também para fora do ambiente hospitalar.

O objetivo principal da ação foi conscientizar os funcionários sobre como identificar e evitar golpes virtuais, além de apresentar as medidas adotadas pela equipe de TI para prevenir incidentes de segurança. Além disso, a iniciativa reforça o papel dos colaboradores na proteção dos dados e na manutenção do bom funcionamento dos sistemas do hospital. O treinamento foi conduzido pela analista de TI, Gilcianne Barbosa Ribeiro, que destacou a importância de ter um momento prático no treinamento.

“A nossa ideia é apresentar para o funcionário como estamos tratando os incidentes de segurança na TI do hospital. Reforçamos que as informações sobre segurança de TI devem melhorar ainda mais o trabalho interno. O hospital está cada vez mais informatizado e, por isso, precisamos do auxílio de todos para que os serviços sempre operem de maneira apropriada”, explicou Gilcianne Barbosa Ribeiro.

O coordenador de Tecnologia da Informação do Hospital ‘São Lucas’, Ivo Gomes, também ressaltou a relevância da ação, uma vez que o roubo de dados é uma prática comum no ambiente virtual e que pode apresentar grandes riscos aos sistemas.

“O phishing é uma das ameaças mais comuns e perigosas no ambiente digital. Com o treinamento, conseguimos fortalecer a cultura de segurança da informação e reduzir riscos que poderiam comprometer tanto a operação do hospital quanto os dados de nossos pacientes. A ação foi um sucesso e cumpriu plenamente seus objetivos, contribuindo para ampliar a conscientização e a prevenção contra os ataques virtuais. A iniciativa já integra o calendário de treinamentos internos do hospital e será estendida a outros setores da rede de saúde estadual”, comemorou o coordenador Ivo Gomes.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard