Hospital São Lucas realiza ciclo de treinamentos sobre indicadores

Um dos principais pilares do sucesso no Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, é a educação continuada e o esforço em realizar treinamentos em todas as áreas, desde a parte técnica e assistencial até a gestão. Em janeiro iniciou-se um ciclo de treinamentos sobre os indicadores hospitalares e ao longo de quatro encontros, já no mês de março, a equipe do hospital comemorou uma nova etapa, que prioriza colocar em prática as novidades e implementar mudanças visando mais qualidade nos processos.
Os treinamentos foram realizados pela médica infectologista Daniela Feitosa, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São Lucas, que é também especialista em dados pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), trabalhando desde 2016 com inovação, tecnologia e projetos de melhoria.
“A ideia da imersão foi justamente entender melhor o que são os indicadores, com qual objetivos coletamos os dados e principalmente, as melhores formas de interpretar esses indicadores, de forma dinâmica, ou seja, ao longo do tempo e que sejam usados para impactos positivos e melhorias reais nos setores, e consequentemente em toda a instituição. O objetivo é atingir novos patamares de resultados e fazer com que eles se sustentem e perdurem”, explicou Daniela Feitosa, que também atua como consultora e trabalha em parceria com o IHI em projetos pelo Brasil e no exterior.
Para a gerente do Escritório da Qualidade do hospital São Lucas, Janaina Chieppe, os treinamentos foram uma forma excelente de interagir com equipes de outros hospitais, já que também participaram funcionários do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) e do Hospital Estadual Jayme Santos Neves.
“O curso trouxe uma compreensão maior sobre as técnicas de análise crítica dos indicadores, o que contribui para otimização dos processos, maior segurança dos pacientes e melhor satisfação dos nossos clientes. Além de proporcionar uma cultura de melhoria contínua, onde os dados são utilizados para monitorar desempenho, sendo base para decisões estratégias, além de incentivar a colaboração entre os profissionais de múltiplas áreas, permitindo trocas de experiências e conhecimentos”, comemorou a gerente. A profissional contou ainda que esteve presente em todos os encontros e está animada para transmitir e aplicar os novos conhecimentos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.org.br / (27) 93500 - 7248