16/04/2025 15h34

Hospital São Lucas recebe equipe do projeto ‘Lean nas Emergências’, com foco na melhoria dos fluxos assistenciais

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE) recebeu, nas últimas quinta-feira (10) e sexta-feira (11), a visita da equipe do Projeto “Lean nas Emergências”, iniciativa que visa qualificar o atendimento hospitalar por meio da aplicação da filosofia Lean — um modelo de gestão voltado à melhoria contínua de processos, com foco na eliminação de desperdícios, aumento da eficiência e entrega de valor ao paciente.

A proposta tem como principal objetivo reduzir a superlotação e melhorar o tempo de resposta nos atendimentos de urgência e emergência no hospital São Lucas, além de fortalecer a integração entre setores e aprimorar a experiência dos pacientes e profissionais.

A gerente das unidades críticas do “São Lucas”, Anneliese Lemos Pimentel Ottaiano, avaliou positivamente a chegada do projeto. “Desde o primeiro encontro, foi possível perceber o alinhamento da equipe do Lean com a cultura da nossa instituição, em uma abordagem respeitosa, colaborativa e comprometida com a construção conjunta de soluções. A metodologia nos trouxe uma nova perspectiva e reforçou o potencial de melhorias baseadas em dados e evidências reais da nossa operação”, destacou.

Durante a visita, profissionais de diversos setores do hospital participaram de escutas, reuniões e observações, com o intuito de mapear oportunidades de melhoria nos fluxos assistenciais. Para Anneliese Ottaiano, o que mais chamou atenção foi o impacto significativo que mudanças simples podem gerar na eficiência dos processos.

“A valorização da escuta ativa e da participação dos colaboradores diretamente envolvidos nas rotinas fortalece o trabalho em equipe e aumenta o engajamento com as transformações propostas”, completou a gerente das unidades críticas do hospital.

Segundo Anneliese Ottaiano, as áreas com maior potencial de melhorias imediatas incluem o pronto-socorro, o centro cirúrgico e as unidades de internação. Nesses setores, espera-se que a padronização de procedimentos e a gestão eficiente do tempo e dos recursos promovam ganhos relevantes em agilidade e qualidade no atendimento.

O consultor do Hospital Sírio-Libanês, Cleber Maia Filho, que é integrante da equipe do “Lean nas Emergências”, também reforçou o potencial do “São Lucas”. “O Lean é um projeto que funciona e tem experiências positivas em todo o País. O HEUE já tem uma maturidade e vem trabalhando muito bem com fluxos e processo. Nós viemos para agregar, mostrar novas perspectivas, trazer inovações e usar os casos de sucessos das experiências passadas para tornar esse hospital ainda melhor”, frisou.

“Nós, do Lean, encontramos no ‘São Lucas’ uma equipe muito receptiva, que já passou por muitos desafios no passado e tem uma das características mais importantes para o projeto: vontade de crescer, aprender e melhorar”, complementou Cleber Maia Filho.

A direção do Hospital “São Lucas” aposta na parceria como um passo importante para consolidar uma cultura organizacional mais integrada, eficiente e orientada ao paciente. Com o suporte do Lean, a instituição reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade assistencial e com a valorização de seus profissionais.

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto.

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/l/lean-nas-emergencias

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Emilly Serafim

imprensa@heue.aebes.org.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard