07/12/2018 18h14 - Atualizado em 07/12/2018 18h15

Hospital São Lucas recebe premiações de reconhecimentos por ações sustentáveis

O Projeto Sistema de Aquecimento de Água, desenvolvido pela equipe de Manutenção do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória (ES), ficou entre os 15 melhores, durante a 11ª edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. A premiação aconteceu na última quarta-feira (05), no primeiro dia do Seminário Hospitais Saudáveis, realizado na capital paulista.

Para receber a placa de reconhecimento, o Hospital São Lucas foi representado pelo primeiro vice-presidente da Pró-Saúde, Padre Antônio Robson Gonçalves, o diretor de Operações da Pró-Saúde, Danilo Oliveira da Silva, o gerente de Manutenção do hospital, André Antônio Massaria, e a assistente administrativa do setor de Sustentabilidade, Nanndara Alves Nonato.

A Pró-Saúde é a entidade que administra o Hospital Estadual São Lucas desde dezembro de 2015, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“No final de 2016, o serviço de Manutenção do hospital desenvolveu um projeto para ampliar a responsabilidade socioambiental, interligando os dois boilers (caldeira elétrica utilizada para aquecer água) localizados nos prédios da unidade hospitalar. Com o projeto, o hospital deixou de consumir Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), utilizado para aquecer a água dos banhos dos pacientes. O projeto começou a ser executado no início do ano passado e já obtivemos resultados favoráveis, gerando economia, ampliando a responsabilidade socioambiental no hospital”, explicou André Antônio Massaria, gerente de Manutenção.

Segundo os organizadores do evento, em 2018 foram apresentados 81 projetos, distribuídos em 11 estados brasileiros, abordando as mais diversas iniciativas ambientais em organizações de saúde públicas e privadas de todos os portes para tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais verde e sustentável.

Mais reconhecimentos

Nessa quinta-feira (06), o Hospital Estadual São Lucas também recebeu mais duas placas de reconhecimento. A primeira foi pela adesão ao Desafio de Resíduos de Serviços em Saúde, promovido pelos membros da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis no Brasil. Para alcançar o reconhecimento, o hospital encaminhou informações relacionadas à gestão de resíduos efetivada na unidade, bem como à sistemática de segregação dos resíduos recicláveis, reaproveitamento de materiais para criação de área de convivência destinada aos profissionais da instituição, entre outros.

Já a outra premiação, relacionada ao Desafio A Saúde pelo Clima, foi pelas ações sustentáveis promovidas na instituição, entre elas, troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, além do projeto de Aquecimento de Água.

“A sustentabilidade é uma semente que deve ser regada todos os dias, mas também acreditamos que é uma cultura desafiadora. Por isso, o nosso hospital promove diversas ações com objetivo de despertar entre os nossos profissionais e usuários essas práticas, visando não só economia, mas também qualidade de vida para as futuras gerações. Por meio das premiações, notamos que estamos no caminho correto”, afirmou Paulo Santos, diretor hospitalar do Hospital Estadual São Lucas.

Sobre a Pró-Saúde

O Hospital Estadual São Lucas é administrado pela Pró-Saúde desde dezembro de 2015, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do país. Fundada em 1967 como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de aproximadamente 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua sede administrativa.

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual São Lucas

E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br