22/09/2025 17h05

Hospital ‘São Lucas’ sedia VIII Simpósio da Central Estadual de Transplantes

O VII Simpósio Multidisciplinar da Central Estadual de Transplantes para as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) teve como tema em 2025 a comunicação de notícias difíceis. Realizado, na última quarta-feira (17), no Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, o evento contou com a participação de representantes de todas as CIHDOTTS do Estado. 

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann; o subsecretário Gleikson Barbosa; e a gerente da CET, Maria Machado, assinaram a portaria estadual que formaliza as diretrizes para doação de órgãos e tecidos para transplante no Espírito Santo. A portaria Nº 113-R foi publicada em Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (22). 

Segundo o secretário, o documento é um instrumento de planejamento para implantação, organização e consolidação da estratégia estadual de desenvolvimento do processo e transplante de órgãos, tecidos e células. “Somos pioneiros em uma iniciativa desse tipo no Brasil, que foi aprovada pelo Ministério da Saúde”, comemorou Hoffmann. 

A enfermeira coordenadora da CIHDOTT do HEUE, Tamires Vieira, e a capelã da unidade, Elizabeth Pavão, foram convidadas para palestrar no evento, além de serem as anfitriãs, representando o hospital juntamente com a diretora-técnica do São Lucas, a médica Elaine Dall’Orto. 

“Para nós, como maior hospital de trauma do Estado, é uma honra receber um evento como esse, especialmente pela relevância do tema, que é complexo desde a abordagem, mas de máxima importância”, disse a diretora ao realizar a abertura do evento. 

Após a assinatura do documento os participantes puderam participar de cinco palestras com foco em comunicação de notícias difíceis realizadas por profissionais de diferentes áreas. Um dos momentos importantes do evento foi a participação da enfermeira Jordiana Rossi, que fez um relato emocionante sobre a decisão de sua família pela doação dos órgãos do irmão.

Mais fotos do evento neste link

 

Portaria Estadual de Doação e Transplantes

A Secretaria da Saúde publicou nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial, a Portaria Nº 113-R, que institui a Política Estadual de Doação e Transplantes. Tendo base no Plano Estadual de Doação e Transplantes do Espírito Santo (PEDT/ES), a política tem por finalidade nortear a atuação dos agentes públicos e privados envolvidos no processo de doação e transplantes; estabelecer diretrizes, prioridades e metas para a estruturação da rede estadual de transplantes; apresentar diagnóstico situacional da realidade física e assistencial no Estado; definir propostas para o desenvolvimento e organização do processo, estruturadas em ações de curto, médio e longo prazo; e promover a articulação entre o Estado, a União, e as instituições de saúde para o fortalecimento da política estadual de transplantes. 

A portaria pode ser acessada neste link

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.com.br

(27) 93500-7248

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard