18/04/2018 18h00 - Atualizado em 18/04/2018 18h02

HRAS realiza capacitação de morte encefálica

Nesta segunda-feira (16), o Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou uma capacitação com o tema Morte Encefálica, de acordo com a atualização do novo decreto.

Participaram do evento 53 profissionais da unidade hospitalar, entre eles enfermeiros, médicos, psicólogos e assistentes sociais.

O objetivo da programação foi atualizar os profissionais quanto o Decreto 9.175/2017, que regulamenta a Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, e trata sobre as melhores práticas referentes ao diagnóstico do paciente, assim como a obrigatoriedade sobre a notificação de abertura do protocolo da Central Estadual de Transplantes.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora estadual da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Maria dos Santos Machado.

De acordo com o diretor-geral do HRAS, Allan Jacqueson Barbosa Lobo, os profissionais foram divididos em duas turmas, e as dúvidas levadas por eles estavam relacionadas ao direito do paciente ao diagnóstico e a importância de o médico estar plenamente capacitado para realizar o diagnóstico de morte encefálica.

“Essa atualização ajuda a melhorar o entendimento do diagnóstico de morte encefálica para a abertura do protocolo, para posteriormente verificar a possibilidade de captação de órgãos. Esse decreto oferece mais segurança para os profissionais médicos e profissionais da saúde na realização desse procedimento”, disse Allan.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard